Banca de QUALIFICAÇÃO: LAUDINEIA PONTES DOS SANTOS

DATA : 17/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/uhj-xzey-upi

Os resultados do Enem e o orçamento dos IFs no período de 2016 a 2021 no Brasil

Avaliação de Políticas Públicas. Ensino Médio. Desempenho. Orçamento público. Modelo Durbin espacial.

Esta pesquisa se propõe a analisar o período pós implantação da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, de 2016 a 2021, quanto a perspectiva relacional entre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do orçamento público nos Institutos Federais (IFs) no Brasil. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada será composta por todos os Institutos Federais que compõem a Rede Federal de Educação Profissional Brasil e que divulgaram dados referentes às médias das áreas do conhecimento do ENEM, por instituição, disponibilizados pelo INEP no período de 2016-2021. A luz de um referencial teórico que trata do orçamento público e do ENEM. O percurso metodológico foi estabelecido quanto aos fins, como pesquisa exploratória e descritiva. Segundo os métodos empregados será análise de conteúdo e métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. E quanto a forma de abordagem é qualitativa e quantitativa. Os resultados esperados serão extraídos da análise de painel econométrico espacial, Modelo Durbin, e poderão sustentar o argumento de que regiões com maior concentração de Institutos Federais e com maior proporção de Institutos Federais atraem para um maior desempenho dos estudantes do ensino médio e maior concentração de recursos orçamentários. Reitera-se, pois, a eficácia de políticas públicas educacionais sob a ótica necessária da heterogeneidade das cidades e microrregiões e a concentração de instituições de ensino.

Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Interna - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO