Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR MARTINS
DATA : 07/12/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/omr-wauw-syo)
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ESFERA PÚBLICA E SUA TRANSVERSALIDADE NORMATIVA: ORIGENS, CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO.

Gestão por Competências. Esfera Pública. Cenário Teórico. Escolas de governo

A gestão de pessoas por competências é um modo de pensar e agir na conduta das políticas de gestão de pessoas que presume através da soma de aptidões gerar um ganho qualitativo para as organizações. Nos anos 2000 já se configurava uma realidade no setor privado, sendo oficialmente absorvido pelo setor público no ano de 2006, através da publicação do Decreto Lei 5707/06, documento que foi revogado e atualizado por duas vezes, para um alinhamento do discurso da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) mais conexo com os preceitos da abordagem por competências. Diante desse contexto, essa tese tentará responder a como encontra-se o cenário da construção epistemológico sobre a gestão por competências no Brasil e como a administração pública interpreta seus conceitos na construção das diretrizes e encaminhamentos normativos que direcionam a atuação das Escolas de Governo.  Apresentará três artigos para discutir de forma propositiva a cena em questão: o primeiro foca quais as principais mudanças de normativas do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, observando se houve uma melhor alinhamento com a teoria da gestão de pessoas por competências; o segundo busca analisar bibliometricamente o panorama das pesquisas científicas nacionais sobre a GPPC na esfera pública, entre 2006 e 2019, buscando apontar se existe um cenário propício para uma produção especializada a respeito do tema; e o terceiro tenta expor os principais pontos de mudança nos decretos legais do PNDP e compreender se estes influenciaram na formulação das ações de desenvolvimento de pessoas da Escola de Governo do Rio Grande do Norte.

Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo ao Programa - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 09:13