Aprendizado de conceitos de administração em disciplinas de graduação através de casos para ensino
Metodologias Ativas, Método do Caso, Ensino em Administração, Andragogia, Apropriação de Conceitos.
O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.