Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉVERTON CRÍSTIAN RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉVERTON CRÍSTIAN RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 30/04/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (conferenciaweb.rnp.br/webconf/everton-cristian-rodrigues-de-souza)

EFEITO DA LEI DE COTAS SOBRE A PERSISTÊNCIA NA FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR: EVIDÊNCIAS A PARTIR DE UM COORTE NA UFRN

ação afirmativa, cotas raciais, persistência, evasão, ensino superior.

Com eminente processo de revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior provido pela Lei federal Nº 12.711/2012 (Lei de cotas), a primeira política de ação afirmativa no ensino superior de alcance nacional, com reserva de vagas para estudantes historicamente desfavorecidos, completará 10 anos em breve. Já se avolumam as investigações que tiveram como recorte o contexto brasileiro da reserva de vagas para cotistas, embora ainda com pequeno quantitativo quando comparado aos contextos norte americano, indiano e italiano. Ademais, as análises, que habitualmente são aportadas pela Teoria do Capital Humano, se coadunam na análise do efeito das cotas sobre o desempenho dos estudantes, tendo sido dado pouca ênfase à persistência dos indivíduos cotistas brasileiros. Essa pesquisa objetiva analisar o impacto das políticas de cotas sobre a persistência nos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, um modelo de regressão logit e o método Propensity Score Matching (PSM) serão utilizados. A base de dados contém registros de discentes de graduação da UFRN, instituição sexagenária com mais de 25 mil alunos de graduação e presente em cinco campi distribuídos pelo estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um dos poucos estados brasileiros em que a proporção de alunos de universidades públicas supera a de alunos na rede privada de ensino superior.

Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Interna - 1894891 - RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 15:26