Banca de DEFESA: REBEKA COELHO DE ALMEIDA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBEKA COELHO DE ALMEIDA ALVES
DATA : 30/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/erp-hqug-auz)
TÍTULO:
COUCHSURFING E CONSUMO COLABORATIVO:
 ANÁLISE DOS VALORES NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA INTERPESSOAL

PALAVRAS-CHAVES:

Consumo Colaborativo. Confiança. Valores. Couchsurfing


PÁGINAS: 138
RESUMO:
A partir do desenvolvimento tecnológico, com a web 2.0 e o aumento das plataformas online de serviço de rede compartilhada nas últimas duas décadas, surge um novo modo de consumir, estabelecido também diante das crises socioeconômicas e ambientais. Este conjunto de fatores acelerou a necessidade de racionamento e ganhou propulsão ao compartilhamento, especialmente no contexto online. O consumo colaborativo surge enquanto modelo econômico alternativo, convergindo socialismo e capitalismo a partir do consumo pelo acesso. Notoriamente, para o setor turístico, o consumo pelo acesso tem impactado positivamente por meio de modelos de negócio como compartilhamento de hospedagem (Airbnb, Hostel, entre outros), alimentação (Eat with, Dinner, entre outros) e mobilidade (por exemplo, Valenbisí, blablacar, uber). No consumo colaborativo turístico, há especial destaque para a plataforma Couchsurfing, que movimenta 4 milhões de membros ao redor do mundo e demonstra mudança ao comportamento turístico pós moderno em viagens. Hóspedes e anfitriões criam relações que se iniciam no ambiente online e perpassam o ambiente offline, com a hospedagem, não havendo qualquer relação baseada em valores monetários nesse contexto. Assim, esta pesquisa buscou compreender os fatores relevantes para a construção da confiança entre pares na plataforma couchsurfing a partir da Confiança Interpessoal e da Teoria de Valores de Schwartz. Para tanto, requerendo profundidade de investigação, será desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa sob uma ótica construtivista em nível exploratório. A coleta dos dados primários da amostragem por acessibilidade e não probabilística foi feita através de 20 entrevistas episódicas com roteiro semiestruturado com base nas teorias de valores e confiança interpessoal, com os membros da comunidade Couchsurfing de Natal-RN, em recorte transversal único. A análise de conteúdo, desenvolvida através do CAQDAS Atlas.ti 7, identificou valores associados à propensão ao risco e abertura à mudança, autotranscendência e senso de comunidade (benevolência). Neste mesmo direcionamento, a construção da confiança foi fortemente associada às ferramentas de verificação e sistema de referências da plataforma no contexto online (racionalidade), tendo continuidade através das dinâmicas atitudinais e cognitivas do contexto offline, construídas a partir do tempo e qualidade de interação e trocas para a construção de vínculos afetivos (emotividade), corroborando os achados da revisão sistemática quanto aos construtos abordados no presente trabalho. Conclui-se, portanto, que o processo de construção da confiança no consumo colaborativo através do Couchsurfing requer sua adaptação à comunidade através de valores comuns, tornando a plataforma um ambiente majoritariamente homogêneo e propício à construção de vínculos afetivos, movidos pela reciprocidade e emotividade.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GABRIEL RODRIGO GOMES PESSANHA - UNIFAL-MG
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externa à Instituição - RENATA FRANCISCO BALDANZA
Notícia cadastrada em: 17/03/2021 08:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao