Banca de DEFESA: ROMULO ANDRADE DE SOUZA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMULO ANDRADE DE SOUZA NETO
DATA : 26/02/2021
HORA: 14:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/ycv-tijd-rvx)
TÍTULO:

Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na
intenção de compartilhamento de notícias falsas empresariais nas redes sociais
on-line


PALAVRAS-CHAVES:

Notícias falsas empresariais. Compartilhamento de notícias.
Reputação corporativa. Redes sociais on-line. Pesquisa experimental.


PÁGINAS: 186
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação
corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de
compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line. O que
motivou o estudo foi o aumento do número de notícias falsas empresariais nas
redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e
combater a disseminação dessas notícias nas redes sociais. O método de
investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa:
desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência:
negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369
usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas
citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental são oito notícias
empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um
questionário on-line sobre intenção de compartilhamento, entre outras
variáveis, e analisados por meio da técnica de análise de variância de três
fatores (three-way ANOVA). Os resultados evidenciam que a reputação
corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de
compartilhamento de diferentes formas. Em especial, os resultados sugerem
que a reputação corporativa favorável pode atuar como um “escudo” contra
notícias falsas negativas, mas não contra notícias falsas positivas – neste
último caso, a reputação corporativa favorável pode atuar como um
potencializador da intenção de compartilhamento. Sob o ponto de vista teórico,
este trabalho pode ser utilizado por estudantes e pesquisadores para
compreender o compartilhamento de notícias falsas e os efeitos da reputação
corporativa. Sob o ponto de vista prático, o trabalho pode ser utilizado por
gestores para monitorar a reputação corporativa e traçar estratégias de
combate a disseminação de notícias falsas negativas por meio da reputação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Interno - 054.681.464-60 - FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO - IFRN
Externo à Instituição - MARCELO VICTOR ALVES BILA QUEIROZ - UnP
Externa à Instituição - MARLUSA GOSLING - UFMG
Notícia cadastrada em: 15/02/2021 18:50
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