Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA AMORIM CARLOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA AMORIM CARLOS DA SILVA
DATA : 29/01/2021
HORA: 17:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/adc-tewg-zwf)
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS E CADEIA DE VALOR NO VAREJO LOCAL: A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DO PARADIGMA PORTERIANO.


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégia Genéricas. Cadeia de Valor. Vantagem Competitiva. Paradigma Porteriano e Varejo Local


PÁGINAS: 44
RESUMO:
As estratégias genéricas propostas por Michael Porter no ano de 1980 foram consideradas pelos especialistas uma revolução no campo dos estudos organizacionais e, em especial, nos estudos estratégicos. A despeito da relevância das obras do autor, consolidada por estudiosos de todo o mundo, três décadas se passaram e o formato de mercado industrial no qual estas obras foram construídas sofreu consideráveis modificações, principalmente devido ao advento da internet. Deste modo, torna-se necessário verificar na prática se o Paradigma de Porter tão fortemente aclamado três décadas atrás continua válido para a realidade complexa de hoje, bem como se as estratégias genéricas e a cadeia de valor defendidos por Porter são aplicáveis em pequenas e médias empresas em um município da região metropolitana de uma capital do nordeste brasileiro. O objetivo da presente pesquisa consiste em Analisar como as Estratégias Competitivas Genéricas estão sendo aplicadas por empresas varejistas de moda feminina em relação à Cadeia de Valor deste segmento em Parnamirim, RN a partir de uma análise de métodos mistos de execução sequencial (Sampiere, Collado, & Lucio, 2013a) serão realizadas em uma primeira etapa análises estatísticas e na segunda etapa serão realizadas entrevistas qualitativas. Com os resultados das duas primeiras etapas de análise pretende-se, em uma terceira etapa, propor um framework relacionando as estratégias genéricas à cadeia de valor do mercado da moda feminina. Em seguida, pretende-se realizar um estudo de caso único em uma das empresas que tenham passado pelas duas primeiras etapas de análise com o objetivo de validar o framework proposto na terceira etapa. É possível perceber, a partir da literatura, uma carência de estudos sobre estratégias em empresas de pequeno e médio porte e, mais ainda, no estado do Rio Grande do Norte, o que torna este trabalho relevante não só para a academia como também para o município onde se pretende realizar o levantamento dos dados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 22/01/2021 12:21
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