Banca de DEFESA: MAXWELL DOS SANTOS CELESTINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAXWELL DOS SANTOS CELESTINO
DATA : 16/12/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/xmj-cydj-idh)

Estratégias das organizações do conhecimento e suas relações com a visão baseada em recursos: o caso UFRN

Organizações do conhecimento. Visão baseada em recursos. Vantagem competitiva.

No atual momento, os estudos que se referem às organizações do conhecimento apresentam lacunas na compreensão quantitativa das dimensões que as compõem, no seu inter-relacionamento entre suas variáveis e seu relacionamento com a visão baseada em recursos, com competências essenciais e com a criação de vantagem competitiva. Esta tese leva em consideração a conveniência de trazer um entendimento empírico e atual sobre como desenvolver estratégias com foco no conhecimento; sua relevância pela adoção de práticas de gestão orientada à utilização eficiente de recursos; suas implicações práticas que poderão contribuir na resolução de problemas estratégicos internos presentes no contexto de uma Instituição de Ensino Superior. Desta forma a presente tese tem como objetivo geral analisar se os recursos, capacidades e competências essenciais podem estar relacionados ao desenvolvimento de estratégias que levam a geração de vantagens competitivas, presentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar o objetivo proposto, fora realizada uma pesquisa aplicada, caracterizada como descritiva, bibliográfica e de levantamento. Este estudo de caso fora conduzido por uma survey analítica aplicada em uma amostra de 730 (setecentos e trinta) indivíduos integrantes da comunidade universitária da organização estudada. Os dados quantitativos foram coletados através de um questionário com 75 (setenta e cinco) variáveis estruturadas conceitualmente de forma a aferir a percepção da comunidade acadêmica da organização estudada, quanto as relações das dimensões das organizações do conhecimento, da visão baseada em recursos e de vantagem competitiva desenvolvidas pela organização estudada. Os dados foram tratados estatisticamente pela aplicação de técnicas multivariadas, com destaque para a Análise Fatorial Exploratória e para a modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), onde utilizamos o software SmartPLS 3 para realização das análises que permitiu chegar a conclusões, que responderam ao problema enunciado. Conclui-se, por meio da modelagem de equações estruturais, que o papel das três dimensões do modelo de organizações do conhecimento proposto são importantes no processo de gestão de desempenho e na tomada de decisões estratégicas, confirmando a relação entre o modelo de organizações do conhecimento abordados nesta pesquisa a RBV, o modelo VRIO e as competências essenciais. Os caminhos identificados no modelo estrutural integrado apontam a existência de relações relevantes, que permitem realizar inferências para a formulação de estratégias que gerem vantagem competitiva e possibilitem sustentá-la, colaborando dessa forma com a teoria da RBV.

Externo ao Programa - 1673813 - CLAYTON LEVY LIMA DE MELO
Externo à Instituição - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA - UnP