ESTUDO DA REPERCUSSÃO DA ESTRATÉGIA OMNICHANNEL
EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA DE NATAL/RN
Omnichannel, Marketing 4.0; User Generated Content
Atualmente o processo de decisão de compra consumidor passa por uma
multiplicidade de canais. O cliente migra de um para o outro sem barreiras e
espera da mesma forma que as empresas possibilitem uma contínua e
ininterrupta jornada de compra. Portanto, não é mais suficiente apenas se fazer
presente em vários canais simultaneamente, é preciso pensar em uma
experiência uniforme com ações integradas, desenvolvendo uma estratégia
denominada de Omnichannel. As pesquisas acadêmicas que versam sobre
esta estratégia focam na implantação e na visão organizacional dos seus
efeitos, entretanto ignoram dois pontos importantes, a forma como os
consumidores percebem a estratégia e o uso crescente das mídias sociais na
jornada de compras (Gasparin, 2020.) A partir dessa carência percebe-se que
há uma lacuna a ser preenchida por estudos que analisem a visão do cliente
manifestada através das mídias sociais. Sendo assim, a presente pesquisa
buscará analisar a repercussão da estratégia omnichannel de uma rede
supermercadista de Natal/RN através do User Generated Content do instagram
da empresa. A pesquisa desenvolverá uma análise de metodologia mista, com
coleta de dados em duas fontes diferentes. Os dados primários serão coletados
através de entrevista semiestruturada com os profissionais responsáveis pela
implantação e os dados secundários, oriundos do instagram, serão coletados
para análise categorial e análise do sentimento. Espera-se ao final deste
trabalho encontrar dados que sejam úteis para direcionar os investimentos
organizacionais em estratégias omnichannel e contribuir com o avanço das
pesquisas acadêmicas nesta temática, reforçando os estudos focados no olhar
do consumidor sobre esse processo de transformação.