Banca de QUALIFICAÇÃO: REBEKA COELHO DE ALMEIDA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBEKA COELHO DE ALMEIDA ALVES
DATA : 21/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/erp-hqug-auz)
TÍTULO:
 COUCHSURFING E CONSUMO COLABORATIVO:
 ANÁLISE DOS VALORES NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA INTERPESSOAL

PALAVRAS-CHAVES:

Consumo Colaborativo. Confiança. Valores. Couchsurfing.


PÁGINAS: 57
RESUMO:
A partir do desenvolvimento tecnológico, com a web 2.0 e o aumento das plataformas online de serviço de rede compartilhada nas últimas duas décadas, surge um novo modo de consumir, estabelecido também diante das crises socioeconômicas e ambientais (BOTSMAN; ROGERS, 2011). Este conjunto de fatores acelerou a necessidade de racionamento e ganhou propulsão ao compartilhamento, especialmente no contexto online. O consumo colaborativo surge enquanto modelo econômico alternativo, convergindo socialismo e capitalismo a partir do consumo pelo acesso (RIFKIN, 2016; VERAS, 2018). Notoriamente, para o setor turístico, o consumo pelo acesso tem impactado positivamente por meio de modelos de negócio como compartilhamento de hospedagem (Airbnb, Hostel, entre outros), alimentação (Eat with, Dinner, entre outros) e mobilidade (por exemplo, Valenbisí, blablacar, uber). No consumo colaborativo turístico, há especial destaque para a plataforma Couchsurfing, que movimenta 4 milhões de membros ao redor do mundo e demonstra mudança ao comportamento turístico pós moderno em viagens (WANG, 2000). Hóspedes e anfitriões criam relações que se iniciam no ambiente online e perpassam o ambiente offline, com a hospedagem, não havendo qualquer relação baseada em valores monetários nesse contexto. Assim, esta pesquisa buscará compreender os fatores relevantes para a construção da confiança entre pares na plataforma couchsurfing a partir da Confiança Interpessoal e  da Teoria de Valores de Schwartz (1992; 1994; 2012). Para tanto, requerendo profundidade de investigação, será desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa sob uma ótica construtivista em nível exploratório. A coleta dos dados primários da amostragem por acessibilidade e não probabilística  será feita através de entrevistas episódicas com roteiro semiestruturado com base nas teorias de valores e confiança interpessoal, com os membros da comunidade couchsurfing de Natal-RN, em recorte transversal único. Além disso, haverá pesquisa documental para triangulação de dados. Para compreensão dos dados e resultados, será desenvolvida uma análise de conteúdo (BARDIN, 2011), através do CAQDAS Atlas.ti 7. Com o presente estudo, é esperado que haja o aprofundamento das teorias de valores e confiança associadas, bem como o desenvolvimento científico do recente fenômeno do Consumo Colaborativo, haja vista seu impacto no comportamento de consumo e emergência de modelos de negócio na atualidade. 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GABRIEL RODRIGO GOMES PESSANHA
Interno - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externa à Instituição - RENATA FRANCISCO BALDANZA
Notícia cadastrada em: 08/12/2020 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao