Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA SOUZA MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMARA SOUZA MACIEL
DATA : 08/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA meet.google.com/bmg-fqfg-dys
TÍTULO:

DOIS ENSAIOS EM AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: O CASO DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE (PMAQ)


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção primária à saúde. Avaliação de política. PMAQ. Conselho Nacional de Saúde. Pagamento por desempenho. Diferença em diferenças.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Este projeto de dissertação tem como tema central os processos de avaliação de política da atenção primária à saúde, com foco em programas de pagamento por desempenho, abordando aspectos técnicos e sócio-políticos do campo de avaliação. A pesquisa assume o objetivo de analisar o Programa Nacional de Melhoria do acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) em atributos sócio-políticos, a partir de revisão documental respaldada em atas do Conselho Nacional de Saúde, e em seu aspectos técnicos, ancorados em métodos quantitativos de avaliação de impacto.  A dissertação relatada em dois artigos, onde cada um aborda um aspecto dos processos avaliativos, por meio de procedimentos teórico-metodológicos distindo, porém, complementares. O primeiro capítulo relata a revisão sistemática da literatura, evidneciando a lacuna da pesquisa e corroborando com seu ineditismo. Demonstra protocolos de busca e informações generalistas do panorama de publicações nacionais e internacionais. O segundo capítulo apresenta o primiero artigo, cuja metologia é qualitativa e propõe-se a analisar atributos de avaliação e monitoramento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) a partir da atuação do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Trata de aspectos sócio-políticos da gestão tomando, como pressuposto, que o CNS pauta e utilize resultados do PMAQ em suas decisões posto que essa é uma de suas atribuições na condição de órgão deliberativo. (BRASIL, 2003). O procedimento metodológico é focado na análise documental, com análise por codificação em dois ciclos. O terceiro capítulo é um artigo de viés quantitativo com o objetivo de identificar a relação causal entre a implementação do PMAQ nos municípios brasileiros e os resultados do Índice de Condições Sensíveis a Atenção Básica (ICSAB).  A pesquisa é realizada com dados quantitativos secundários disponíveis nas plataformas oficiais do Governo Federal a fim de formar a base de dados para avaliação de impacto, analisada por meio de Diferença em Diferenças com múltiplos períodos.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Externo à Instituição - MARCO AURÉLIO MARQUES FERREIRA - UFV
Interna - 1894891 - RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 26/11/2020 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao