Banca de QUALIFICAÇÃO: RUAN RODRIGO ARAUJO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUAN RODRIGO ARAUJO DA COSTA
DATA : 11/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (meet.google.com/jcr-njqs-qme)
TÍTULO:

“NOTÍCIAS E MERCADO FINANCEIRO: ENSAIOS SOBRE O EFEITO DE PUBLICAÇÕES DE NOTÍCIAS PARA O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO,”.


PALAVRAS-CHAVES:

Mercado de Capitais; Notícias financeiras; Complexidade textual; Sentimento Textual.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O trabalho objetiva estudar como as notícias interferem no processo de aquisição de informação e formação de preço no mercado financeiro, a partir de um contexto em que agentes precificam informações de forma constante e contínua nosso estudo questiona como a complexidade das notícias, produzidas por canais de comunicação dedicados, afeta o consenso sobre o preço. O presente conjunto de estudos é baseado em duas abordagens: a Teoria de Aquisição de Informação em Sistemas Dinâmicos e a Hipótese do Sapo na Panela quando agrega duas ideias a informatividade dos preços com o ingresso de informação dinâmica pela interação entre os investidores. Foi utilizado como base o conceito de complexidade que é mensurada pela legibilidade bem como o sentimento dos textos jornalísticos para explicar o processo de precificação de informações pelos investidores. Primeiramente observamos a relação entre as notícias e o volume transacionado em conjunto com a informatividade dos preço do ativo no momento de ingresso de informação; depois investigaremos a relação entre decisões dos gerentes sobre investimentos com a complexidade e o sentimento das notícias no sentido de identificar ruído de comunicação entre gerentes e os investidores; no final pretendemos analisar como o livro de ordens de compra e venda está relacionado com a ocorrência de notícias sobre empresas no mercado financeiro. Para tanto foram utilizados métodos de web scraping para coleta de dado e de text mining para processar e analisar o texto jornalístico, as notícias foram coletadas de três fontes: Valor Econômico, Exame e InfoMoney.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Interno - 053.812.984-04 - ISRAEL JOSE DOS SANTOS FELIPE - UFRN
Externo à Instituição - MARCIO ANDRÉ VERAS MACHADO - UFPB
Notícia cadastrada em: 09/11/2020 15:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao