Banca de DEFESA: GABRIELA FIGUEIREDO DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA FIGUEIREDO DIAS
DATA : 30/10/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/fhb-jpro-evh)

ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE DESCARTE RESPONSÁVEL DE SMARTPHONES: MODELAGEM E VALIDAÇÃO EMPÍRICA

Lixo Eletrônico; Descarte responsável; Teoria do Comportamento Planejado; Teoria da Norma-Ativação; Preocupação com a Privacidade dos Dados.

Esta tese tem como objetivo investigar fatores que influenciam a intenção do consumidor no descarte responsável de smartphones. Para tanto foi proposto um modelo conceitual que integra as Teorias do Comportamento Planejado e da Norma-Ativação (Teoria do Altruísmo), e os construtos Conveniência de reciclagem, Informação sobre descarte responsável e Preocupação com a privacidade dos dados, sendo este último uma contribuição do estudo para a literatura. A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. Usuários de smartphones são considerados a população da pesquisa e, como representativa dessa população, a amostra é composta por 1394 estudantes de graduação de cursos pertencentes à área de Ciências Sociais Aplicadas de universidades brasileiras. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado de modo presencial e online. A análise foi realizada por Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais (MEE) em dois passos: análise do modelo de medida (Análise Fatorial Confirmatória – AFC) e análise do modelo estrutural. Os resultados obtidos indicam que fatores como Atitude, Normas morais e Controle comportamental percebido são as variáveis que mais influenciam na intenção de descarte responsável de smartphones. Os estudantes universitários demonstraram uma atitude positiva, sentimento de responsabilidade e obrigação moral de descartar de forma ambientalmente correta seus smartphones, contudo, enfrentam barreiras como ausência de infraestrutura adequada e escassez de informações sobre como e onde descartar adequadamente seus equipamentos eletrônicos obsoletos. A preocupação com a privacidade dos dados, ao contrário do que se esperava, apresentou uma pequena influência negativa em relação à intenção de descarte responsável, evidenciando que, segundo a amostra, a privacidade dos dados do smartphone não é uma potencial barreira para o seu descarte responsável.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL