Apresentação do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) no SEPPACT N/NE sobre a internacionalização

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN), Luciano Sampaio, participou do Seminário dos Programas de Pós-graduação em Administração, Contábeis e Turismo do Norte/Nordeste (SEPPACT N/NE – 2020), durante a semana de 17/08 à 21/08.

A programação do Seminário, inteiramente online, se iniciou com uma apresentação da Coordenação de Área da Capes sobre a Avaliação do Quadriênio 2017-2020 e, em outras seções, discutiu as perspectivas dos mais de trinta Programas das duas regiões (N e NE) na área, a editoração de revistas, e os desafios esperados para os programas.

O professor Sampaio ministrou palestra no evento sobre a internacionalização dos Programas do N e NE, destacando a participação do PPGA/UFRN como um dos poucos programas destas regiões a participar do Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT. Entre os projetos de pesquisa de professores do PPGA/UFRN com participação de pesquisadores/professores de instituições internacionais, destacou, em sua fala: projeto de pesquisa sobre a implementação de sistemas de informação verdes, coordenado pela professora Anatália Saraiva, com participação do professor Breno Nunes, da Aston Business School, no Reino Unido, e da egressa do Doutorado do PPGA, Petruska Machado que realizou estágio doutoral nesta instituição; projeto intitulado Observatório do Empreendedorismo, coordenado pelo professor Felipe Melo, com a participação do professor Sampaio, e com a colaboração do professor Renato Lima, da Asia School of Business (in collaboration with MIT-Sloan), na Malásia, onde o professor Felipe esteve em 2019 como visitante; projeto intitulado Modelos de gestão da inovação nos laboratórios de inovação no setor público, coordenado pelo professor Hironobu Sano, atualmente em pós-doutoramento na London School of Economics, com a participação do professor Michael Barzelay, desta mesma instituição; e o projeto de pesquisa Experiências de aprendizagem com aplicações do Serious Games, coordenado pela professora Valéria Araújo, que está finalizando seu estágio pós-doutoral na Lancaster University, de onde é o professor John Burgoyne, seu colaborador. O PPGA/UFRN tem atualmente a aluna, Tamiris Resende, regressando de seu estágio doutoral na University of Kent, orientanda dos professores Washington Sousa, do PPGA, e Stephen Peckham, da instituição internacional supracitada, e o aluno André Costa, orientando da professora Anatália, contemplado com bolsa da Fundação Fulbright, a ser implementada assim que possível, para estágio doutoral na State University of New York, na qual trabalhará com o professor David Carpenter.

As expectativas do programa, enfatizadas no seminário do N e NE, são de que mais alunos de seu doutorado e futuros candidatos ao programa de Doutorado do PPGA planejem o mais cedo possível o estágio doutoral em instituições nas quais atuem pesquisadores / professores colaboradores em projetos dos docentes do PPGA. Este é um dos principais caminhos escolhido pelo PPGA para consolidar sua internacionalização e atingir o objetivo de se tornar um programa de excelência em pesquisa no N e NE.

Notícia cadastrada em: 28/08/2020 18:24