Banca de QUALIFICAÇÃO: WALBER SANTOS BAPTISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALBER SANTOS BAPTISTA
DATA : 22/07/2020
HORA: 14:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://us04web.zoom.us/j/77377602606?pwd=UXhHL3puMUxuU3pXc3Zqb0RNVGo1UT09)
TÍTULO:

ECOSSISTEMA DE INOVATIVIDADE: DISCUSSÃO DO CASO NO BAIXO PAJEÚ-PE


PALAVRAS-CHAVES:

‘Baixo Pajeú-PE’. Ecossistema de Inovatividade. Coevolução Organizacional. Interações Interinstitucionais. Ecologia Organizacional.


PÁGINAS: 208
RESUMO:

É fato que para se chegar à inovação, deve-se praticar a ideação, sendo esta a ação de propor ideias e gerar as condições para a criação de projetos, capazes de transformar a ideia, em uma invenção. A inovatividade, por sua vez, é a capacidade de inovar, que depende de fatores fundamentais que propiciam as condições necessárias para a geração de inovações que, para isso, requer dos gestores organizacionais, uma mudança comportamental, uma gestão de conhecimento e aprendizagem coletiva, capazes de modificar todo o destino da organização. A inovação organizacional pode ser feita de modo fechado ou aberto. Na primeira opção, ocorre dentro das instalações da organização, principalmente com as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento internas. No segundo caso, ocorrer com as interações entre organizações parceiras, as quais facilitam a capacidade de inovar, na qual uma organização pode gerar a capacidade de inovar de outra organização, fazendo-a evoluir. O objetivo desse projeto doutoral é o de identificar a possível existência de um Ecossistema de Inovatividade, que permita a coevolução das organizações no ‘Baixo Pajeú’ pernambucano. Para tal, foram necessários alguns conceitos que lastreassem o conteúdo geral, tais como: Evolução e Coevolução; Ecologia Organizacional e Ecossistemas de Negócios; Teoria Institucional; Inovação e Inovatividade; Interações, Alianças e Redes Interorganizacionais; além dos Indutores e das Barreiras à formação de um Ecossistema de Inovatividade, que pode ser entendido de modo aberto. Esperam-se, como resultados, que seja possível encontrar, a partir dessa discussão, um Ecossistema de Inovatividade na subdivisão do ‘Baixo Pajeú’, na Microrregião do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO PONTUAL DE SOUZA LEÃO JÚNIOR
Externo à Instituição - JORGE DA SILVA CORREIA NETO - UFRPE
Presidente - 369.365.614-20 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ - UFRN
Externo à Instituição - ROMILSON MARQUES CABRAL - UFRPE
Notícia cadastrada em: 10/07/2020 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao