Banca de QUALIFICAÇÃO: MARKE GEISY DA SILVA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARKE GEISY DA SILVA DANTAS
DATA : 16/12/2019
LOCAL: NEPSA II

ENSAIOS SOBRE A PRESENÇA DE PÚBLICO E ESCOLHAS DOS TORCEDORES NO FUTEBOL BRASILEIRO

Comparecimento; Novos Estádios; Liberação de Bebidas; Eficiência; Motivações.

Este projeto de tese tem como tema central a influência de alguns fatores sobre o comparecimento de torcedores aos estádios de futebol no Brasil, assim como das escolhas deste público. O primeiro ensaio analisa o impacto de novas arenas sobre a média de público de vinte e seis clubes brasileiros. Resultados preliminares indicam que o valor da equipe, o rebaixamento para uma divisão menor e o ano de 2014, em que foi realizada a Copa do Mundo no Brasil, foram significativos para explicar o público nos estádios. Contudo, este não foi afetado de forma estatisticamente significativa pelas novas arenas. O segundo ensaio visa mensurar o impacto da liberação de bebidas alcoólicas sobre comportamentos antissociais dos torcedores durante as partidas de futebol das séries A e B do campeonato brasileiro, de 2013 a 2018. Aproveita-se do fato de alguns municípios terem mantido a liberação de bebidas em estádios, seguindo o acordo específico para a Copa do Mundo de 2014, formalizado pela Lei da Copa, mesmo que contrariando Lei federal. Os comportamentos antissociais são identificados por jogo, a partir do que é definido como tal pela lei nº 11.671/03. Os resultados preliminares de alguns modelos de regressão logit já elaborados sugerem alguma evidência de efeito significativo da liberação de bebidas sobre comportamentos antissociais. Pretende-se ainda, para a tese, verificar até que ponto os comportamentos antissociais nos estádios provocam ou não o comparecimento da torcida em jogos futuros. O terceiro ensaio da tese procura medir as eficiências global e de divisões de comparecimento e financeira dos clubes brasileiros de futebol e relacioná-las a algumas variáveis em um segundo estágio, entre elas a presença de novas arenas. Resultados preliminares mostram uma tendência de queda de eficiência média dos clubes nas duas divisões durante o período analisado, de 2013 a 2018. Na divisão de eficiência financeira, entre os dez primeiros clubes melhor ranqueados, seis clubes construíram estádios ou passaram jogar em estádios reformados para a Copa do Mundo de 2014; constatou-se ainda um efeito “honeymoon” na divisão de eficiência de comparecimento até o ano de 2016. A proposta para o quarto ensaio da tese pretende analisar quais motivações influenciam as escolhas de ir ao estádio ou assistir as partidas pela televisão ou streaming.

Interno - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA
Interno - 054.681.464-60 - FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO - IFRN