Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA DE SOUZA LEAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA DE SOUZA LEAO
DATA : 05/12/2019
LOCAL: NEPSA II, Auditório I

ATIVISMO DELICADO E PRÁTICA SOCIAL REFLEXIVA NO ORGANISMO TRIMEMBRADO: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA ESCOLA WALDORF RURAL TURMALINA (EWRT) EM PAUDALHO, PERNAMBUCO (2016-2020)

Administração Antroposófica; Trimembração do Organismo Social, Economia Viva; Ativismo Delicado, Prática Social Reflexiva; Sociedade Orgânica; Escolas Waldorf.

A presente pesquisa aborda conceitos fundamentais da Ciência Espiritual Antroposófica, fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, aplicados ao campo organizacional, em particular na administração de Escolas Waldorf. Nessa linha de pensamento, enfoca-se a Trimembração do Organismo Social, que faz parte da Pedagogia Social; a Economia Viva, que contempla preceitos do eixo econômico; o Ativismo Delicado juntamente à Prática Social Reflexiva, enquanto abordagens antroposóficas contemporâneas, por Alan Kaplan e Sue Davidoff. A partir dessa base epistemológica e ontológica antroposófica, a pergunta de pesquisa é até que ponto o fenômeno Escola Waldorf – enquanto Organismo Vivo Social - pode ser compreendido em sua perspectiva trimembrada: 1)Filosofia/Cultura/Liberdade (Pensar); 2) Direito/Igualdade (Sentir); 3)Economia/Fraternidade (Querer). Por meio do método cognitivo de Observação Fenomenológica de Goethe, levando em consideração as três dimensões da Trimembração do Organismo Vivo Social, sobretudo, em sua dimensão econômica sob o prisma dos princípios da Economia Viva preconizadas por Rudolf Steiner. Assim, o objetivo geral é compreender o fenômeno das relações sociais, do fluxo de atividades, processos e da estrutura organizacional nas Escolas Waldorf na perspectiva do Ativismo Delicado e da Prática Social Reflexiva. Os objetivos específicos: 1) Descrever as relações sociais de co-criação do organismo vivo por parte de membros-fundadores, gestores, professores, tutores, pais, mães, estudantes, funcionários, colaboradores, apoiadores desde o surgimento, estruturação, crescimento até expansão; 2) Analisar até que ponto as decisões em grupo ocorrem de modo compartilhado, em Assembléias Colegiadas e sob o regime da Sociocracia desde as reuniões até a realização das atividades(mutirões, festas, cursos, eventos etc) envolvendo conselho gestor, colegiado de professores, delegações, grupos de trabalho(GTs) a respeito de  atividades diversas, assembléias gerais, grupos de estudo, reuniões de sala, encontros sociais, considerando os acontecimentos com base na compreensão(pensar), compaixão(sentir) e colaboração(querer); 3) Identificar até que ponto vem ocorrendo a autogestão e a sociocracia de rotinas, fluxos, processos, de modo cooperado, altruístico e com senso de coerência, que constituem práticas administrativas recomendadas por Rudolf Steiner na gestão de organismos vivos sociais autogestados na perspectiva do Ativismo Delicado e da Prática Social Reflexiva. Quanto à caracterização da pesquisa, o campo de observação escolhido foi uma Escola Waldorf situada numa região rural a 40 km de Recife, capital de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Sendo o organismo vivo social investigado, a Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRT) que funciona, desde 2016, em regime integral(manhã e tarde) acolhendo cerca de 125 famílias distribuídas no Maternal, Infantil, Fundamental I e II ao Ensino Médio. Quanto ao método, a pesquisa é qualitativa, aplicada, descritiva e de campo sendo realizada pelo método cognitivo de observação fenomenológica de Goethe, que deve ocorrer com rigor científico seguindo os seguintes passos: estágio 0 - estado de veneração, estágio 1: experiência pura, estágio 2: experiência aliada ao pensar, estágio 3: relações com o ambiente externo, estágio 4: apreensão da essência. Como instrumento de coleta de dados, serão realizadas entrevistas em profundidade e ainda por meio de observação participante nas assembléias gerais, colegiados, reuniões de sala, observação de aula. O método de análise é a análise de conteúdo das entrevistas e das narrativas de vida de gestores, professores, estudantes, selecionados por amostragem. Desse modo, o estudo deve contribuir na compreensão do fenômeno das relações sociais em Escolas Waldorf sob o ponto de vista organizacional, tanto interno quanto externo. Observa-se ainda o predomínio por disputas de individualidades  em detrimento do bem-estar coletivo. Em que deveria predominar a escuta ativa, o altruísmo, busca pela coerência entre o pensar-sentir-querer e aos princípios antroposóficos fundamentais da sociocracia. Observa-se ainda que a Escola Waldorf investigada encontra-se em plena transição organizacional entre um regime de competição, estruturalista, de individuação para orgânico, sistêmico, cooperativo, com ênfase no coletivo por meio de decisões colegiadas, gestão compartilhada e colaborativa.

Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Interna - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS