Banca de DEFESA: MARLENE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLENE MEDEIROS
DATA : 06/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

MODELO DE PORTFÓLIO DE COMPRAS HOSPITALARES


PALAVRAS-CHAVES:

Compras hospitalares. Modelo de portfólio de compras. Gestão de compras. Teoria da agência. Itens de preferência médica.


PÁGINAS: 245
RESUMO:

A gestão de compras hospitalares trabalha com diferentes categorias de itens. Tais categorias, em função da sua natureza de oferta, de demanda e de conhecimento tecnológico, afetam a racionalidade do comprador. Considerando os critérios e as estratégias de compras intrínsecas ao contexto hospitalar, o presente estudo tem por objetivo propor um modelo de portfólio de compras hospitalares para classificação dos itens comprados. Os interesses conflitantes entre os atores da cadeia de suprimentos hospitalar são discutidos à luz da Teoria da Agência. No aspecto metodológico, o estudo utiliza abordagem qualitativa e quantitativa. Uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi efetivada para identificar os critérios e estratégias, utilizados no processo decisório de compras hospitalares. Os critérios, oriundos da RSL, foram avaliados por meio de uma survey on-line com 39 gestores de compras de hospitais particulares de grande porte, pertencentes às regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) validando onze critérios (tempo, custo, reputação, negociação, monopólio, volume, customização, armazenagem, assistência, preferência médica e conhecimento). As variáveis latentes, oriundas da PCA, formaram as dimensões do modelo proposto: parâmetros universais de compras; dependência no fornecimento; e assimetria de conhecimento. O modelo foi aplicado em um hospital privado de grande porte, analisando uma amostra de doze itens de compras hospitalares. Na etapa de classificação dos itens, foi utilizado o método Fuzzy-TOPSIS. Dos doze itens da amostra, dois foram classificados na categoria “não-crítico”, dois na “alavancagem”, dois na “gargalo”, três na “estratégico” e três na “crítico”. O resultado foi validado pelos gestores de compras do hospital. Uma análise de sensibilidade atestou a robustez do modelo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo à Instituição - FERNANDO DIAS LOPES - UFRGS
Externa ao Programa - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Presidente - 705.152.550-68 - LUCIANO FERREIRA - UERGS
Externo à Instituição - RENAN FELINTO DE FARIAS AIRES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 12/11/2019 09:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao