Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL SALES COSTA FRANÇA

DISCENTE : DANIEL SALES COSTA FRANÇA
DATA : 30/09/2019
LOCAL: NEPSA I, SALA MULTIMEIOS

Fundos de Investimento Multimercado: Uma investigação da relação entre as características do produto e dos benchmarks adotados como referência

Fundos Multimercado; Análise de estilo baseada em retorno; Benchmark; CDI.

Os fundos de investimento multimercado vem ganhando mais espaço no portfólio dos investidores. Porém, esses produtos possuem elevada liberdade em relação a escolha da política de investimentos e a formação da carteira de ativos, o que leva a dificuldades na avaliação dos riscos e das características dessa ampla variedade de fundos. Uma vez que o benchmark adotado por um fundo de investimento é fator preponderante para a avaliação de desempenho deste pelo investidor, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar a relação e a aderência dos benchmarks utilizados no indústria de fundos de investimento com as características de risco, retorno, custos e liquidez dos fundos multimercado. A amostra é formada por fundos de investimento classificados como de Renda Fixa, Ações e Multimercado, excluindo-se os fundos exclusivos. A pesquisa se propõe a medir as quatro características e comparar seus resultados com os das classes de fundos de renda fixa e de ações. Em seguida, o estudo busca analisar se o CDI, bechmark mais comum na indústria de fundos, é aderente as características da amostra de multimercados. Por fim, o estudo se propõe a utilizar um modelo de análise de estilo baseada em retornos para identificar a sensibilidade da amostra aos fatores de risco presentes no mercado.

Presidente - 1802347 - VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Interno - 053.812.984-04 - ISRAEL JOSE DOS SANTOS FELIPE - UFRN
Notícia cadastrada em: 26/09/2019 15:11