Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA DOS SANTOS LUCENA NETA

DISCENTE : NATALIA DOS SANTOS LUCENA NETA
DATA : 19/09/2019
LOCAL: SETOR V, SALA D2

Análise do Regime de Observação do Desempenho Acadêmico na UFRN.

Evasão. Persistência. Ensino superior.

O movimento de ampliação do acesso ao ensino superior está sendo acompanhado de uma preocupação com a permanência desses estudantes e com a obtenção de seus diplomas de graduação, tendo em vista que a evasão representa prejuízo nos mais variados aspectos. Buscando minimizar o problema, algumas instituições implementam mecanismos para observar e/ou remover alunos com progresso considerado insatisfatório. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar o Regime de Observação do Desempenho Acadêmico (R.O.D.A.) e seu impacto na evasão dos discentes da UFRN. Para alcançar isto será realizada uma pesquisa explicativa com uma abordagem quantitativa, a partir de dados disponibilizados pela Superintendência de Informática desta universidade. Para a análise destes dados serão utilizados os métodos de Regressão Descontínua e Regressão Múltipla. Espera-se, portanto, que este estudo contribua para a avaliação e aperfeiçoamento do R.O.D.A..

Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO