Banca de DEFESA: ANNE MARJORIE PARENTE RODRIGUES ALCOFORADO

DISCENTE : ANNE MARJORIE PARENTE RODRIGUES ALCOFORADO
DATA : 31/07/2019
LOCAL: NEPSA II

PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DA  POLÍTICA DE INOVAÇÃO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Análise de focalização; Programa Agentes Locais de Inovação; Empresas de Pequeno Porte. Regressão.

As Empresas de Pequeno Porte possuem uma elevada importância socioeconômica no cenário mundial e brasileiro, devido à sua geração de emprego e renda para a população. Ademais, diante da intensa globalização e desenvolvimento mundial, essas empresas também têm sido relevantes no processo inovativo dos países. No Brasil, ao longo das últimas décadas, várias políticas, ações, leis e entidades foram desenvolvidas no fomento a essas empresas e a sua inovação. Esta dissertação tem por objetivo analisar a associação de características das empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação do SEBRAE com a focalização do Programa com os níveis de e ganhos de inovação alcançados no ciclo 16/18 no âmbito do Estado do Rio Grade do Norte, através da uma avaliação econométrica utilizando o método de regressão. Assim, este trabalho realizou uma análise gerencial do Programa através da mensuração das características dos empresários e empresas participantes do Programa nas empresas brasileiras do Estado do Rio Grande do Norte que revelou a importância e força das empresas localizadas na capital, centro político, econômico, financeiro e social do Estado e, por isso, já mais estruturados na maturidade global de inovação organizacional e mais engajados no desenvolvimento das ações de inovação propostas pelo Programa frente a sua forte concorrência do mercado. Assim, a localização em Natal pode ser usadas pelos gestores do ALI como meio de seleção das empresas mais propensas a focalizar nos resultados do Programa e também podem utilizar-se das ações realizadas por esta empresa  como modelo de expansão das mais variadas ações de inovação (em variadas dimensões) para as outras MPEs do Estado proporcionando avanços em inovação na economia do RN.

Presidente - 1894891 - RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interno - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Externa à Instituição - LUCIA DE FATIMA LUCIO GOMES DA COSTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 29/07/2019 16:59