Banca de DEFESA: MARCOS LUIZ LINS FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS LUIZ LINS FILHO
DATA : 29/07/2019
HORA: 14:30
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

MMCP-PUB/BR: UM MODELO DE MENSURAÇÃO DA COMPLEXIDADE DE PROJETOS PARA O SETOR PÚBLICO BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de projetos. Complexidade de projetos. Modelo de mensuração. Aprendizagem de Máquina. Máquinas de Vetores de Suporte.


PÁGINAS: 270
RESUMO:

Compreender o constructo “Complexidade de projetos” tem desafiado pesquisadores e profissionais desde que o estudo de Baccarini (1996) deu início a debates mais aprofundados sobre a temática. Dentro desse contexto, o desenvolvimento de métodos e ferramentas, que possam contribuir diretamente para inserção da dimensão complexidade nas práticas de gestão de projetos, tem esbarrado na dificuldade de mensurá-la. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral construir um modelo de mensuração da complexidade de projetos para o setor público brasileiro. Para tanto, considerou-se como base a percepção de 16 especialistas e 118 profissionais da área de gestão de projetos que atuam ou já atuaram em projetos públicos. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, mapeou-se, inicialmente, um conjunto com 96 fatores de complexidade identificados a partir de uma revisão sistemática da literatura. Esses fatores foram avaliados através de questionários por 16 especialistas e 118 profissionais que identificaram os dez fatores de maior relevância para a complexidade de projetos públicos. Nasegunda etapa, aplicaram-se técnicas de aprendizagem de máquina com máquinas de vetores de suporte para construir um modelo de mensuração da complexidade de projetos. No modelo, definiram-se três níveis para classificação da complexidade de um projeto: baixa, média e alta. O modelo foi validado por meio de 17 experimentos divididos em três rodadas e teve como base um conjunto contendo 36 casos de teste, onde se avaliou o nível de acurácia média de classificação. Quanto aos resultados da pesquisa, foram propostos dois novos conceitos, sendo um para gerenciamento de projetos e outro para complexidade de projetos. Propôs-se um modelo teórico contendo 11 dimensões e 96 fatores de complexidade de projetos com base numa revisão sistemática da literatura. Identificaram-se os dez fatores de complexidade de maior relevância para projetos públicos na opinião de especialistas e profissionais brasileiros da área de gestão de projetos. E, finalmente, construiu-se e validou-se o MMCP-PUB/BR (Modelo de Mensuração da Complexidade de Projetos para o setor Público Brasileiro) por meio de técnicas de aprendizagem de máquina e refinamentos que resultaram numa acurácia de 100% nas predições feitas para os 36 elementos presentes no conjunto de teste. Com base nos resultados, concluiu-se que o uso da aprendizagem de máquina para mensuração da complexidade de projetos demonstrou viabilidade e capacidade de contribuir para ampliar a inserção da dimensão complexidade nas práticas de gestão de projetos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo à Instituição - BENNY KRAMER COSTA - UNINOVE
Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo ao Programa - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - NICOLAU REINHARD - USP
Notícia cadastrada em: 04/07/2019 15:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao