Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO VICTOR ALVES BILA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO VICTOR ALVES BILA QUEIROZ
DATA : 07/06/2019
LOCAL: NEPS II

Avaliação da qualidade educacional no Brasil

Eficiência escolar, Avaliação de Impacto, Programa Mais Educação, Escola de Educação Integral

A qualidade do ensino brasileiro está aproximadamente no mesmo patamar desde os anos 2000. A estagnação faz com que a lacuna educacional entre o Brasil e os países desenvolvidos, e até mesmo outros países da América Latina, torne-se cada vez maior. A primeira parte da tese consiste em diagnosticar o nível de eficiência do ensino fundamental brasileiro por meio de um modelo dinâmico, levando em consideração as diferenças escolares nos níveis socioeconômicos de seus alunos. A modelagem dinâmica é possibilitada pela inclusão de um índice de infraestrutura como variável que faz a ligação entre períodos. Os resultados são baseados em três especificações do modelo que diferem no tratamento da variável socioeconômica. As distribuições de eficiência desses modelos não são estatisticamente iguais, mas as conclusões gerais são convergentes. Eles mostram quase nenhuma evolução na eficiência escolar entre 2007 e 2015, mas indicam uma possível melhoria de eficiência pelo investimento em infraestrutura escolar. A segunda parte da tese avalia o Programa Mais Educação (PME) criada pelo Governo federal com o intuito de melhorar a educação do nível fundamental. Esta política busca efetivar o modelo de escola em tempo integral, com no mínimo sete horas diárias, por meio da implementação de atividades socioeducativas extras no contraturno escolar das escolas públicas. Este projeto de tese visa quantificar o impacto do Programa Mais Educação no desempenho acadêmico médio em português e matemática e na taxa de violência das escolas beneficiadas. Para isto, propõe-se a utilização do método propense score ponderado o qual estabelece um grupo de controle adequado para se comparar com o grupo das escolas participantes do programa, visto que o programa é destinado, sobretudo, às escolas mais vulneráveis. Em seguida, sugere-se a estimação do impacto da atuação do programa entre os anos de 2007 e 2017 por meio do método diferenças em diferenças. Por fim, é realizado uma avaliação do efeito do Programa Mais Educação, e outras variáveis de gestão escolar, na eficiência das escolas ao longo do tempo.

Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Interna - 1894891 - RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Externa à Instituição - ANA CLÁUDIA ANNEGUES DA SILVA - UFPB