Divulgação, compliance, vantagem competitiva transitória.
Atos de suborno, lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas evoluiu para uma grande questão social em todo o mundo, tornando-se uma preocupação para as organizações manterem sua legitimidade. Para mitigar atos de corrupção as empresas podem divulgar de informações anticorrupção como forma de manter o monitoramento de atos ilícitos pelas partes interessadas. Embora não exista consenso se o desempenho superior é causa ou efeito da vantagem competitiva, sabe-se que estes conceitos estão relacionados. Dentro dos elementos da vantagem competitiva transitória, as práticas de compliance anticorrupção podem ser compreendidas como um requisito para manter as novas oportunidades da empresa de negócios, uma vez que propicia ao mercado e aos stakeholders maior nível de transparência das ações corporativas implementadas com vistas a melhorar a sua reputação e consequentemente o seu desempenho econômico e financeiro. Assim, defende-se que o maior monitoramento por meio de programa de compliance tende a conduzir a melhorias incrementais transitórias na dinâmica interna da empresa e nas suas relações com o mercado. Dessa forma, o estudo considera que existe uma relação positiva entre divulgação de práticas anticorrupção e desempenho econômico-financeiro proporcionando vantagem competitiva transitória.