Banca de DEFESA: MARIA LUIZA AZEVEDO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUIZA AZEVEDO DE CARVALHO
DATA : 27/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA II, AUDITÓRIO 1
TÍTULO:

Papéis e Temporalidades Docentes no e-learning: um framework conceitual


PALAVRAS-CHAVES:

Orientação temporal; Papéis docentes; e-Learning; Framework conceitual.


PÁGINAS: 273
RESUMO:

As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-Learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-los conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de e-learning. Trata-se de um estudo teórico qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações de correção de comportamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externo à Instituição - ANGILBERTO SABINO DE FREITAS - Unigranrio
Externo à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN
Notícia cadastrada em: 25/07/2018 10:16
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