Banca de DEFESA: PETRUSKA DE ARAUJO MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PETRUSKA DE ARAUJO MACHADO
DATA : 30/07/2018
LOCAL: NEPSA II, AUDITÓRIO 2

DESENVOLVIMENTO DE FRAMEWORK PARA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VERDE

Green IS adoption, IES, teorias de adoção de tecnologia, design system theory

O aumento da escassez de recursos naturais, a aceleração da poluição no meio ambiente e a iminente ameaça às mudanças está atraindo o interesse dos pesquisadores da área de sistemas de informação (SI). Os problemas ambientais afetam a economia e causam injustiças sociais devido às conseqüências do aquecimento global. Uma das principais causas do aquecimento global são as atividades antropogênicas associadas com o desperdício de recursos como energia e água. Instituições de Ensino Superior (IESs) são agentes de mudança no qual devem institucionalizar políticas ambientais para promover pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de sustentabilidade. Além disso, os serviços e infra-estrutura das IES requerem soluções para gerenciar os resíduos descartados para reduzir desperdício de recursos. Dadas essas necessidades, os sistemas de informação verde (Green IS) seriam uma alternativa para gerenciar as atividades de resíduos em IES, reduzindo os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável. No entanto, algumas incertezas quanto à adoção do Green IS estão associadas a vários obstáculos, desafios desconhecidos e a compreensão complexa da relação entre tecnologia, organização e meio ambiente. Um dos grandes desafios da ação ambiental consiste em saber o que fazer em relação à adoção de iniciativas verde, limitando a capacidade de desenvolver planos capazes de resolver esses problemas. A literatura não explora "como" as pessoas pensam e atuam em torno das questões complexas no processo de adoção do SIG. Ainda, falta de teoria apropriada para entender como os indivíduos tomam a decisão de adotar iniciativas green IS. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um framework para a adoção de sistemas de informação verde em Universidades Brasileiras. A análise será feita usando uma abordagem de Design System Theory e uma ênfase multi-métodos. Para desenvolver o framework, a pesquisa seguiu o rigor metodológico atendendo as etapas do design science de Hevner e Chatterjee (2010), bem como os critérios do design science research de Hevner et al (2004). Nas análises foram identificados os princípios gerais da adoção de Green IS por meio de processos dedutivo e indutivo. Primeiro, o processo dedutivo foi realizado por meio de análise cientométrica e revisão sistemática da literatura. Segundo, o processo indutivo foi conduzido por meio de entrevistas semi-estruturadas com indivíduos de três universidades envolvidos em projetos de sustentabilidade. A análise foi baseada em análise temática, usando técnicas de mapeamento cognitivo desenvolvido com o apoio do Atlas.ti software. Os resultados fornecem um framework que pode ajudar praticantes a entender o que deve ser feito quando organizações decidem adotar sistemas de informação verde. Teoricamente, a aplicação para validação do framework pode ser feita em qualquer tipo de organização que utilize sistemas de informação verde para monitoramento da performance ambiental. A pesquisa também sugere procedimentos metodológicos de como o framework pode ser medido para futura validação.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo à Instituição - BRENO TORRES SANTIAGO NUNES - Aston
Externo ao Programa - 2329932 - JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE