Banca de DEFESA: ANA PAULA BORBA COSTA

DISCENTE : ANA PAULA BORBA COSTA
DATA : 29/06/2018
LOCAL: Setor V, Sala B1.

PROCESSO DE INCUBAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA À LUZ DE PRECEITOS DE AUTOGESTÃO: O CASO DA OASIS/UFRN

Incubadora Social. Metodologia de Incubação. Autogestão. Iramuteq.

O objetivo da pesquisa consiste em analisar, à luz de preceitos de autogestão, processo de incubação em economia solidária tomando como base empírica vivências de estudantes do grupo Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiros Setor (Oasis/UFRN). O grupo OASIS desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao fortalecimento de iniciativas coletivas junto a jovens e adultos, fundamentada em princípios da economia solidária, tanto por meio de projetos sociais de ação voluntária quanto pelo propósito de geração de trabalho e renda. O percurso metodológico da dissertação iniciou-se com uma busca por artigos que tratam de incubação de empreendimentos de Economia Solidária no Portal Capes e por teses e dissertações no Repositório Institucional da UFRN. Em seguida, mapeou-se a literatura de autogestão e selecionou-se as categorias de análise utilizadas. A fim de cumprir o objetivo da pesquisa o estudo adotou uma abordagem qualitativa através de uma estratégia de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de documentos, entrevistas semiestruturadas e observação participante com alunos de graduação do grupo OASIS, e posteriormenteprocessados por meio da análise lexicográfica básica apoiada no software IRAMUTEQ. O IRAMUTEQ gerou seis classes analíticas para o corpus textual oriundo da coleta de dados: a) contribuições; b) experiência; c) autogestão; d) incubadora; e) atividade e f) empreendimento . Estas categorias geradas pelo software foram comparadas às categorias de análise da organização autogestionária de Carvalho (1983) e Oliveira (1996), organizadas por Toledo (2008), que são: tomada de decisões, divisão e participação no trabalho, relação com parceiros, conhecimento sobre autogestão e economia solidária, divisão do trabalho entre planejamento e execução, relações pessoais, hierarquização e educação. Por fim, conclui-se como verdadeira a declaração teórica desta pesquisa que afirma que há relevância social e pedagógica do tipo de trabalho realizado pelos estudantes de graduação tanto como contribuição para os empreendimentos quanto em termos de processo de retroalimentação pedagógica. Verificou-se que as habilidades que os estudantes de graduação apreendem no contexto do trabalho que executam no âmbito da economia solidária, são relativas à formação profissional numa perspectiva de atendimento a público diferente do que se estuda no curso de graduação; e que, apesar de os estudantes de graduação não definirem precisamente o conceito de autogestão, em suas atividades de incubação de empreendimentos econômicos solidários são aplicados princípios de autogestão e economia solidária.

Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Externo à Instituição - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA - UFERSA
Externo à Instituição - GERDA LUCIA PINHEIRO CAMELO - IFRN
Notícia cadastrada em: 26/06/2018 11:26