Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO
DATA : 21/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DE VALOR DOS ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS A PARTIR DA ÓTICA DOS PATROCINADORES


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de projetos, Escritório de projetos,Maturidade, Percepção de valor, Hierarquia de valor.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Os escritórios de gestão de projetos são estruturas organizacionais criadas para centralizar todas as ações relacionadas com o desenvolvimento dos projetos. A priori esta é uma área que traz diversos benefícios para a organização visto que seu objetivo está pautado no alcance de melhores resultados em cada projeto. Por outro lado, este escritório acarreta uma série de “sacrifícios” para que ele se mantenha, como o aumento dos custos, da burocracia, possibilidades de conflitos, entre outros. A existência desta estrutura só se justifica, portanto, se o beneficio oferecido por ela for superior ao sacrifício necessário para sua manutenção, isto é, se os seus stakeholders, notoriamente os patrocinadores que são os atores decisivos no desenvolvimento dos projetos, perceberem valor nas suas atividades. Uma forma corriqueira de avaliar o nível dos serviços prestados em um escritório de projeto é a maturidade, e um modelo conhecido de avaliação da maturidade é o PMO maturity cube desenvolvido por Pinta, Cota e Levi (2010) que se propõem a analisar o grau de sofisticação dos serviços que o escritório se propõe a entregar. A proposta deste trabalho é construir entre estes dois conceitos percepção de valor e maturidade, visto que a maturidade enxerga do ponto de vista do escritório e o estudo da percepção de valor consegue olhar a partir da ótica dos usuários no caso, os patrocinadores.

Portanto, o objetivo deste trabalho é descobrir se há uma relação entre o nível de maturidade dos escritórios e a percepção de valor dos patrocinadores dos projetos. Será realizado através de um estudo de caso múltiplo, com 03 escritórios de projetos de grandes instituições e a coleta de dados se dará através de entrevistas semiestruturadas com os gerentes dos escritórios e com os patrocinadores dos projetos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo à Instituição - BRUNO CAMPELO MEDEIROS - IFRN
Notícia cadastrada em: 15/12/2017 11:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao