Banca de DEFESA: REBECA ISABEL GUILLÉN CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBECA ISABEL GUILLÉN CRUZ
DATA : 30/11/2017
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

Processo de incubação de empresas de base tecnológica à luz da gestão de projetos: Um estudo de casos múltiplos


PALAVRAS-CHAVES:

Incubadoras de empresas de base tecnológica. Processo de incubação. Gestão de projetos


PÁGINAS: 152
RESUMO:


O objetivo desta pesquisa é compreender como as incubadoras de empresas de base tecnológica desenvolvem seu processo de incubação à luz da gestão de projetos. A fim de cumprir o objetivo da pesquisa o estudo adotou uma abordagem qualitativa através de uma estratégia de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas com os gestores de quatro incubadoras de empresas. A partir da revisão de literatura foi delineado um quadro conceitual que possibilitasse classificar as incubadoras de empresas na tipologia geracional, identificar como desenvolvem seu processo de incubação e identificar as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos adotadas pelas incubadoras no desenvolvimento de seu processo de incubação.

Os dados da pesquisa mostram que as quatro incubadoras de empresas estudadas se classificam na tipologia de incubadoras de empresas de segunda geração. A oferta de serviços destas incubadoras se resume em serviços de estrutura física e tecnológica e serviços de suporte empresarial. Existem poucas diferenças entre as quatro incubadoras de empresas, portanto, infere-se que são homogêneas quanto à sua proposta de valor e os serviços oferecidos. Esses resultados são coerentes com a afirmação de Lalkaka (2001 a) em relação a que este modelo de incubadoras de empresas ainda prevalece nos países em desenvolvimento.

Esta pesquisa, corroborou que as incubadoras de empresas desenvolvem seu processo de incubação conforme as diretrizes do modelo CERNE. Esses resultados explicam e justificam a sua adoção, lembrando que este foi desenvolvido com o intuito de disponibilizar boas práticas de gestão e ajudar às incubadoras de empresas de Brasil a se alinhar com o conceito de incubadoras de terceira geração.

Foram encontradas evidências que indicam que as incubadoras adotam as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, destacando gerenciamento da integração, escopo, tempo, comunicações, recursos humanos e qualidade. O gerenciamento de custos e partes interessadas foi parcialmente identificado. Quanto ao gerenciamento de riscos e das aquisições não se encontrou evidências que permitissem identificar a adoção dessas áreas de conhecimento nas incubadoras de empresas estudadas.

E, por fim, conclui-se como verdadeira a declaração teórica desta pesquisa que afirma que as incubadoras de empresas de base tecnológica adotam as áreas de conhecimento de projetos para desenvolver o seu processo de incubação de empresas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2645969 - ANDERSON PAIVA CRUZ
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo à Instituição - THIAGO CAVALCANTE NASCIMENTO - UTFPR
Notícia cadastrada em: 17/11/2017 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao