Banca de DEFESA: CAROLINE VIANELLO MARTINS

DISCENTE : CAROLINE VIANELLO MARTINS
DATA : 04/08/2017
LOCAL: NEPSA II

RECURSOS E CAPACIDADES GERADORES DE VANTAGEM COMPETITIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO:

A análise em uma Universidade Federal

vantagem competitiva, VRIO, Pós-Graduação.

Diante da dinamicidade e competitividade cada vez mais intensas no mercado, uma estratégia adequada torna-se elemento essencial para a sobrevivência das organizações. Dessa maneira, adquirir vantagem competitiva perante seus concorrentes representa um fator cada vez mais complexo e necessário, fazendo com que os recursos e capacidades pertencentes às organizações caracterizem-se como elementos-chave nesse processo, assim, conhecê-los e, principalmente, entendê-los torna-se primordial. No entanto, apesar dos modelos criados para se entender a vantagem competitiva gerada através dos recursos e capacidades, é fato que nem todas as organizações funcionam da mesma maneira, fazendo com que os principais recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva não sejam os mesmos para todas elas. Percebe-se que estes modelos são aplicados predominantemente em organizações privadas, havendo pouco conhecimento sobre sua efetividade nos demais tipos organizacionais, tornando-se necessário, dessa forma, um estudo aprofundado e direcionado para cada tipo de organização. Dentro deste contexto estão inseridas as Universidades públicas que, dentro de suas complexidades, cada vez mais prezam pela qualidade na oferta dos seus serviços, criando, assim, estratégias para a geração de vantagens competitivas e mecanismos capazes de mensurar seus desempenhos, nesse sentido, assuntos que envolvem o desempenho das instituições de ensino superior (IES) tem sido objeto de atenção crescente nos últimos anos, sendo tema de diversos estudos nacionais e internacionais. Sabendo disso, esta pesquisa, utilizando a estratégia de estudo de caso único, objetivou analisar os principais tipos de recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva em um Programa de Pós-Graduação, sob o ponto de vista dos seus próprios discentes e docentes, utilizando a perspectiva do modelo VRIO. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental e da aplicação de um roteiro semiestruturado. Dessa forma, essa pesquisa identificou que alunos e professores acreditam que apenas alguns recursos específicos são capazes de gerar vantagem competitiva ao PPGA, objeto deste estudo: a plataforma de informações financeiras Bloomberg e as disciplinas e professores de Metodologia. Já o recém-construído prédio de apoio às bases de pesquisa do Programa, bem como os docentes, discentes e a produção gerada pelo Programa foram identificados como geradores de paridade competitiva ao PPGA. Por fim, o Programa se encontra em desvantagem competitiva nos recursos/capacidades financeiros, tecnológicos, físicos, organizacionais (conteúdo do Programa), integrações com outros Programas e conexões corporativas do PPGA. Conclui-se também que a pesquisa é replicável, com roteiro de entrevista adaptável a qualquer Programa de Pós-Graduação do Brasil, e que os resultados encontrados pelo estudo podem servir de insumo ao planejamento estratégico do PPGA.

Externo à Instituição - ISABELLA FRANCISCA GOUVEIA DE VASCONCELOS - FGV
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO