Banca de DEFESA: ANTONIO OLIVEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO OLIVEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA : 04/08/2017
HORA: 16:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

 REMUNERAÇÃO VARIÁVEL NO SETOR PÚBLICO: estudo sobre a percepção dos servidores do centro obstétrico de um hospital da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte sobre a Lei Nº 9.158 de gratificação de estímulo à produtividade.


PALAVRAS-CHAVES:

Remuneração Variável. Gestão por Resultados. Gratificação de Estimulo a Produtividade


PÁGINAS: 79
RESUMO:

As constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional e o intenso movimento pela qualidade e pelo aumento da produtividade no setor público, fez com que as políticas de estratégias sobre gestão por resultados, se tornasse uns dos recursos mais valioso para as organizações públicas. São comuns às tentativas de identificar modelos de gestão mais eficazes, fontes de vantagem competitiva e mecanismos para promover, de forma sustentada, o desenvolvimento organizacional. Uma das estratégias de gestão que busca a melhoria continua dos recursos humanos nas organizações, é a remuneração variável. Que tem como propósito de incentivar aos recursos humanos, através de uma remuneração por desempenho e por resultados, aumentando a eficiência e a eficácia dos serviços prestados a sociedade. No setor público, está concepção de remuneração variável, está tendo a sua abordagem no novo modelo de gestão pública, do qual procura uma maior flexibilização na implantação das estratégias organizacionais públicas e uma maior proximidade do servidor público com o cidadão. No setor de saúde pública no Brasil, há uma necessidade de restruturação em seu processo produtivo, pois encontra-se uma necessidade de um melhor desempenho na resolutividade nos atendimentos primários em saúde. Principalmente em áreas cuja a natureza é a preservação do ser humano. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais as percepções dos servidores após a implementação da gratificação de estimulo à produtividade, no Centro Obstétrico de um Hospital da Rede Pública, O trabalho recorreu à análise dos funcionários públicos que trabalham no setor de obstetrícia do Hospital, utilizando o método de Likert como ferramenta para a elaboração do formulário de pesquisa. Os critérios de análise utilizados no método foram os aspectos da motivação individual, gestão e comportamento organizacional no setor público de saúde. Foram utilizados um questionário para a coleta de dados e planilha eletrônica para seu tratamento. Os resultados encontrados evidenciam que existe uma necessidade de melhoria nas condições de trabalho e de uma gestão de resultados mais eficiente na unidade hospitalar pesquisada. Dentre das dificuldades encontradas no setor de obstetrícia é a falta de qualidade na prestação de um serviço de qualidade, devido à ausência de insumos e a superlotação dos leitos. Os respondentes revelaram que a lei de incentivo a produtividade implementada pelo governo do Estado, possibilita um maior esforço no trabalho, além de proporcionar um ganho maior aos servidores. Sugere-se como trabalho futuro a utilização de outros métodos que possam avaliar as percepções dos servidores públicos, permita solucionar problemas complexos existente nas organizações públicas da Saúde do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo à Instituição - LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 25/07/2017 15:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao