Banca de QUALIFICAÇÃO: ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
DATA : 08/12/2016
HORA: 14:30
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

AS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ARTICULAÇÃO E COOPERAÇÃO HORIZONTAL: UMA ANÁLISE NOS CONSELHOS NACIONAIS DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Relações Intergovernamentais; Articulação horizontal; Cooperação Horizontal; Teoria Institucional; Imersão Social.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O presente projeto de tese tem por objetivo compreender como as Relações Intergovernamentais nos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais ao longo do tempo, fortalecem ou enfraquecem os laços entre os indivíduos, e quais suas implicações para a articulação e cooperação horizontal. Optou-se por delimitar como objeto do estudo três conselhos; o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), o Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento (CONSEPLAN), e o Comitê Nacional de Secretários de Estado da Fazenda (COMSEFAZ), por entender que seria inviável realizar a análise em todos os Conselhos. Para melhor compreender os aspectos relacionados às relações intergovernamentais, dentro de uma perspectiva histórica, e suas implicações para a cooperação e articulação horizontal, optou-se pela utilização de duas abordagens analíticas, a Teoria Institucional em sua perspectiva histórica e a Teoria da Imersão Social. Quanto aos procedimentos metodológicos esta Tese se caracteriza por ser descritiva, tendo como estratégia o Estudo de caso. A coleta de dados será realizada mediante a aplicação de questionários com os Secretários Estaduais que compõem os Conselhos, e por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos dirigentes do CONSAD, CONSEPLAN, e COMSEFAZ que se mostraram no processo de escolha dos entrevistados como importantes para responder o ponto central desta Tese. Após a fase de coleta, os dados serão categorizados e transcritos para a análise de conteúdo do tipo categorial temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA - IFRN
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDAO
Externo ao Programa - 1715152 - SANDRA CRISTINA GOMES
Notícia cadastrada em: 01/12/2016 11:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao