Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE EDUARDO SOUZA PARENTE

DISCENTE : ALEXANDRE EDUARDO SOUZA PARENTE
DATA : 10/11/2016
LOCAL: NEPSA II

EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM EMPRESAS PÚBLICAS: um estudo de caso.

Educação Corporativa, Universidade Corporativa e Desenvolvimento Profissional.

No mundo corporativo, a competitividade entre organizações vem levando instituições e empresas a manterem um nível constante de investimento na formação de seu quadro funcional. A busca pela ampliação, qualificação ou mesmo pela reciclagem de competências já existentes, com intuito de vencer os desafios impostos pelas demandas geradas, muitas vezes advindas de novos mercados, compõem a realidade de muitas Organizações. Atualmente, uma das formas mais procuradas pelas empresas para promover a aquisição de competências, ou mesmo sua evolução, é por meio das Universidades Empresariais, uma das principais ferramentas da Educação Corporativa. O presente estudo buscará entender o papel que a Educação Corporativa tem no desenvolvimento profissional dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na regional do Rio Grande do Norte. Para isso, este estudo fundamenta-se na proposta apresentada por Terra (2001), o qual sugere sete dimensões que ajudaram a entender e mensurar a gestão do conhecimento aplicada pela ECT, bem como a compreensão dos empregados que participam de treinamentos em suas empresas, através de um modelo de Educação pautado na Universidade Corporativa. Para alcançar o objetivo proposto, será realizada uma pesquisa empírica utilizando-se de uma abordagem qualitativa, com um recorte de tempo transversal, voltada para a identificação da estrutura, dos objetivos, das atribuições e das principais ações de educação desenvolvidas pela UNICORREIOS. Já quanto aos benefícios gerados por aquela instituição, o estudo terá uma abordagem quantitativa com o propósito de identificar a percepção dos empregados quanto ao desenvolvimento profissional dos mesmos. A pesquisa será descritiva e desenvolvida em um estudo de caso onde serão aplicados questionários fechados aos educandos (empregados dos correios, lotados na regional do Rio Grande do Norte, que participaram de ações de treinamento durante o ano de 2015) e entrevistas semi-estruturadas que serão feitas com os Gestores (ligados diretamente a Universidade Correios) e com os facilitadores (pessoas do nível administrativo e instrutores efetivos e temporários).

Interno - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Presidente - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo à Instituição - RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO - UNIFACEX
Notícia cadastrada em: 25/10/2016 14:18