Banca de DEFESA: CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
DATA : 24/08/2016
LOCAL: NEPSA 2

MODELO DE MENSURAÇÃO DO VALOR DE MARCA PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM BASE NO CONSUMIDOR

valor de marca baseado no consumidor; instituições de ensino superior; lógica dominante dos serviços.

O estudo desenvolveu um modelo de valor da marca para Instituições de Ensino Superior (IES) de natureza privada na perspectiva do consumidor. Além disso, por meio da literatura, definiu o conjunto de dimensões, antecedentes e consequentes do valor de marca da IES, e procurou explicitar as formas de operacionalização desses fatores constituintes do modelo proposto. Por último, analisou o modelo relacional entre os fatores da Experiência Universitária, Comunicação Controlada, Boca a Boca Eletrônico (e-WOM), Co-Criação, Consciência da Marca, Associações à Marca e Valor de Marca Total, bem como almejou validar o modelo teórico desenvolvido nesta tese.  Para tanto, em termos de abordagem, este estudo é classificado como hipotético-dedutivo, e a pesquisa foi organizada do ponto de vista metodológico por três etapas, a saber: exploratória, descritiva e analítica. A pesquisa exploratória permitiu esclarecer os conceitos da temática, definir o problema de pesquisa, elaborar o modelo teórico, e desenvolver o instrumento de coleta dos dados. Na etapa descritiva foi realizado o pré-teste do questionário, os ajustes nas escalas, a definição da amostra e a descrição dos procedimentos de coleta dos dados. O tipo de amostragem foi não probabilístico, por julgamento ou intencional, no qual os indivíduos foram selecionados por critérios estabelecidos pelo pesquisador. A amostra do estudo foi composta por 1156 estudantes do curso de graduação em administração, e os dados foram coletados em centros universitários e universidades de categoria administrativa privada, localizadas no estado do Rio Grande do Norte e Pará, com Índice Geral de Cursos (IGC – FAIXA) a partir de 3. A análise dos dados foi desenvolvida por uma abordagem quantitativa multivariada, incluindo a análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. A partir das análises dos dados foi possível verificar que o conteúdo das escalas é representativo do objeto que se pretende mensurar, e demonstraram tanto validade de conteúdo quanto estatístico. Vale destacar a confirmação da hipótese de relacionamento positivo entre eWOM e as Associações à Marca, e da Co-criação e Consciência da Marca. Conclui-se também, por meio da modelagem empírica, a validade do modelo de mensuração do Valor de Marca da IES com base no consumidor.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo ao Programa - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN