Banca de DEFESA: ANDRE DIAS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRE DIAS COSTA
DATA : 30/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA 2, Auditório 1 - térreo.
TÍTULO:

Governança de Projetos de Segurança à luz da Governamentalidade: lições da Copa do Mundo FIFA 2014 em Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Copa do Mundo FIFA 2014, Gerenciamento de Projetos, Governamentalidade, Governança, Lições Aprendidas, Segurança Pública.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Em 2014, o Brasil sediou a 20ª edição da Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu simultaneamente em 12 cidades-sede, dentre elas Natal/RN. Mais de 177 mil homens e R$ 1,1 bilhão foram empregados somente na área de segurança. A magnitude desses números configura a Copa do Mundo FIFA 2014 como um marco importante para quem atua no campo de gerenciamento de projetos, por sua complexidade e relevância. A Polícia Federal (PF) foi responsável por cinco áreas (fronteiras, imigração, crimes federais e transnacionais, dignitários e terrorismo) e gerenciou suas ações por meio de um programa baseado em uma metodologia de gerenciamento de projetos própria, desenvolvida a partir do guia “Project Management Body of Knowledge” (PMBOK). Este trabalho visa analisar, sob a ótica da teoria da governamentalidade, as lições aprendidas durante a execução do programa de segurança da Copa do Mundo FIFA 2014, a cargo da Polícia Federal, na cidade do Natal/RN. A governamentalidade se propõe a fazer com que a autossupervisão se torne reflexiva por meio da submissão e comprometimento espontâneos do colaborador, o que torna as fontes externas de vigilância desnecessárias. A abordagem demandada pelo objeto é qualitativa, constituindo uma pesquisa descritiva que utiliza a análise documental como método geral para estudar as lições aprendidas pela PF no evento, as quais foram, posteriormente, submetidas à análise de conteúdo auxiliada pelo software Atlas.ti. Os resultados descrevem a metodologia própria de gerenciamento de projetos por parte da PF, baseada no PMBOK, bem como o estado da arte em governança e governamentalidade, relacionando seus conteúdos ao gerenciamento de projetos. Tendo como “corpus” os registros documentados das lições aprendidas pelos 21 coordenadores operacionais, os resultados revelam que há descompasso entre o modelo de governança formalmente adotado, interno e orgânico, compatível com a teoria da governamentalidade, e o efetivamente utilizado no evento, que foi externo e mecanicista. Os resultados também permitiram identificar os elementos comuns entre a governança do projeto de segurança do evento e a literatura de governamentalidade, os quais foram a Coerência, a Desconcentração a Autorregulação e o Engajamento. Por fim, este estudo identificou soluções específicas de governamentalidade para a governança de futuros projetos de segurança de grandes eventos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externo à Instituição - CESAR RICARDO MAIA DE VASCONCELOS - UNP
Notícia cadastrada em: 28/06/2016 08:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao