Banca de DEFESA: EVANGELINA DE MELLO BASTOS

DISCENTE : EVANGELINA DE MELLO BASTOS
DATA : 29/06/2016
LOCAL: NEPSA 2, Auditório 3 - 1º andar.

FATORES INFLUENCIADORES DA ATITUDE E INTENÇÃO DE AQUISIÇÃO DE APLICATIVOS PAGOS POR MEIO DE ANÚNCIOS PROMOCIONAIS

mobile advertising, comportamento do consumidor, aplicativos móveis pagos, anúncios promocionais.

Com a disseminação do uso de smartphones, vários aplicativos (apps) estão sendo desenvolvidos para funcionar em sistemas operacionais móveis. O aumento da utilização desses apps pelos consumidores e o seu potencial na comercialização de publicidade móvel (mobile advertising) vem sendo percebido pelas empresas como uma forma promissora de publicidade. A partir da revisão de literatura, foi possível perceber uma lacuna em relação ao campo do mobile advertising, no contexto de resposta a anúncios promocionais para compra de aplicativos. A maioria dos estudos sobre o tema teve como foco aplicações em SMS e MMS. Mediante tais considerações e, com a finalidade de preencher essa lacuna, o presente estudo teve como objetivo investigar quais fatores influenciam a atitude e intenção do consumidor em relação a aquisição de aplicativos pagos por meio de anúncios promocionais de aplicativos móveis. A Teoria da Ação Racional de Fishbein e Ajzen (1975), juntamente com fatores encontrados na literatura que influenciam a atitude, intenção e comportamento do consumidor em relação ao mobile advertising, serviram como arcabouço teórico para construção do modelo de pesquisa. No âmbito metodológico, a pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. A população deste estudo foi formada por consumidores de aplicativos móveis, que possuíam um dispositivo móvel (smartphone), acesso à internet e tenham instalado algum aplicativo gratuito. A amostra foi composta por 619 alunos dos sete cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através de técnicas de análise multivariada, tais como: análise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais em dois passos: análise fatorial confirmatória e modelo estrutural. Os resultados obtidos, indicam que fatores como Informatividade e Incentivos são determinantes que influenciam a aquisição de aplicativos a partir de anúncios promocionais. O estudo também propõe um modelo validado para explicar os fatores do mobile advertising que formam a atitude do consumidor em relação aos anúncios promocionais de aplicativos pagos e influenciam na intenção de consumo. Além de contribuir para enriquecer o conhecimento sobre o tema estudado, a pesquisa fornece sugestões para os profissionais de marketing de como desenvolver anúncios que estimulem os consumidores na aquisição de aplicativo pago.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo ao Programa - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN