Banca de QUALIFICAÇÃO: KAYO ROBERTO VIEIRA

DISCENTE : KAYO ROBERTO VIEIRA
DATA : 30/06/2016
LOCAL: SETOR V, SALA D2

GESTÃO DE UNIDADES HOSPITALARES PELA EBSERH: ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY (HULW), VINCULADO À UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

EBSERH, Avaliação de desempenho, Autonomia.

A presente pesquisa tem como objetivo compreender a eficácia da gestão gerencial da EBSERH face a gestão tradicional burocrática em vigor antes do advento dessa empresa. Pretende-se saber de que forma os hospitais universitários federais foram afetados pelas mudanças institucionais proporcionadas pelo advento da EBSERH. Para compreender tais questões, faz-se necessário buscar entender a dimensão institucional dos hospitais universitários federais, que foi objeto de mudança com a criação da EBSERH, fato que remete à visão do neoinstitucionalismo, que rejeita uma análise estática das instituições. A reflexão feita a partir das informações obtidas na legislação vigente levou ao entendimento de que o referencial teórico explicativo de seu advento está ligado ao processo de reforma do Estado contemporâneo, que levou ao advento da administração pública gerencial e que, por sua vez, está relacionado do New Public Management (NPM). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, dividida em três etapas: fase exploratória, trabalho de campo, análise e tratamento do material empírico e documental. Como método de procedimento,  optou-se por fazer um estudo de caso único, tendo como fundamento de escolha o fato de que será possível em um estudo de caso único aprofundar as análises para dar mais significado aos resultados.

Presidente - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDAO
Notícia cadastrada em: 16/06/2016 09:21