Banca de DEFESA: DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS

Uma banca de DEFESA DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
DATA: 17/06/2016
LOCAL: NEPSA

MODELO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES NA GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO COLETIVA EM RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS.

O presente projeto propõe desenvolver um modelo para avaliação de fornecedores em Restaurantes Universitários (RU’s). Para alcance dos seus objetivos estratégicos, os restaurantes dependem de uma rede de fornecedores de alimentos, atingindo até 70% dos seus custos diretos, cujo seu principal produto, a alimentação coletiva (refeição), deve satisfazer o cliente nas mais diversas dimensões, com diferentes atributos e prioridades. Além disso, há uma relação direta do produto e serviço fornecido na qualidade, resultado financeiro e imagem da organização. Estes fatores mostram a importância de um eficiente processo de avaliação de fornecedores na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM). Devido a características próprias do suprimento requerido (alimento), como a perecibilidade e risco de contaminação, a atividade se torna ainda mais complexa. Um modelo que ajude avaliar o desempenho dos fornecedores de acordo com essas características se apresenta como ferramenta estratégica fundamental para sobrevivência no setor e envolve inerentemente decisões multicritério. Métodos multicritérios tem se destacado na literatura para tratar de problemas complexos, com critérios conflitantes e de natureza diferentes. Contudo, os principais estudos que tratam da temática estão mais voltados à seleção de fornecedores, com pouca expressão daqueles que propuseram modelos para avaliar os atuais e, também, há um quadro de baixa discussão científica com foco no setor de alimentação coletiva, sendo mais escassos ainda no segmento de refeições institucionais público, onde se inserem os Restaurantes Universitários. Neste sentido, o percurso metodológico seguido será composto de três fases: 1) exploratória, de onde será obtido um quadro referencial de critérios de desempenho de fornecedores de alimentos relevantes ao segmento estudado; 2) modelagem, onde será estruturado o problema de decisão, indicação de método multicritério adequado para apoio a atividade de avaliação dos fornecedores nos RU’s e 3) aplicação, realizada a partir do teste da robustez do modelo no contexto decisório real com fornecedores atuais de um RU. Como resultados preliminares estão apresentados os dados obtidos na fase exploratória, tratados qualitativamente via análise de conteúdo, por triangulação dos dados (entrevistas com decisores, documentos e observações diretas). A partir destes, obteve-se os critérios e suas respectivas ponderações, que evidenciou as preferências e também variáveis com características específicas para o desempenho satisfatório de fornecedores de alimentos para RU’s, como os critérios de saudabilidade e qualidade higiênico-sanitária. Os dados obtidos na fase exploratória auxiliaram na compreensão do contexto de decisão e serão utilizados para estruturação do problema e modelagem adequada. Busca-se, portanto, com o modelo proposto, apoiar os gestores de RU’s na decisão de avaliar de fornecedores de alimentos, a partir de critérios de desempenho importantes à atividade de produção de refeições, realizando a classificação destes em perfis que possam indicar aqueles que efetivamente estão contribuindo com seus objetivos estratégicos.

PALAVRAS-CHAVE:

avaliação de fornecedores; decisão multicritério; alimentação coletiva

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração