RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E EDUCÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA : UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA INSTITUCIONAL.
O presente estudo analisa a eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF´s), instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, à luz da Teoria Institucional proposta pelos estudiosos Acemoglu e Robinson. Ao longo do desenvolvimento do estudo, discute-se a Teoria Institucional e sua aplicação ao contexto educacional dos IF´s, com ênfase na compreensão da relação existente entre os fatores políticos e econômicos, e suas influências na eficiência educacional dos IF´s. A metodologia empregada na pesquisa, envolve a utilização da ferramenta da Análise Envoltória de Dados (DEA) para medir a eficiência dos IF´s e da Análise Multivariada, por meio da Regressão Múltipla, para determinar a relação das características econômicas e políticas com os resultados obtidos na educação profissional. O estudo culmina com a análise da eficiência dos IF´s, diante de novas ações políticas e econômicas eleitas durante essa pesquisa, visando o sucesso permanente do trabalho educativo realizado pela instituição educacional.
Teoria Institucional. Eficiência. Educação Profissional.