Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
DATA: 25/02/2016
LOCAL: NEPSA

MODELO DE MENSURAÇÃO DO VALOR DE MARCA PARA INSTITUIÇÒES DE ENSINO SUPERIOR COM BASE NO CONSUMIDOR

valor de marca (brand equity); serviços; ensino superior.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O  aumento  da  competitividade  nacional  e  internacional  entre  as  Instituições  de  Ensino  Superior (IES),  as recentes  políticas  públicas  definidas  para  educação superior  brasileira,  a crise econômica global, as novas tecnologias e as mudanças do comportamento dos estudantes  constituem alguns dos desafios impostos aos gestores responsáveis pelo desenvolvimento de  estratégias sustentáveis para as IES. Diante dessa realidade, as IES passaram a adotar a gestão  de  marcas  como  uma  solução  para  prosperar  nesse  cenário.  Todavia,  o  setor  de  ensino  superior é carente de modelos teóricos direcionados a gestão de marcas, bem como se observa  escassez  bibliográfica referente  ao  conjunto  de dimensões  e  escalas  que possam  auxiliar  os  gestores  na  elaboração  de  estratégias  de  Brand  Equity para  as  IES.  Ademais,  o  setor  educacional  é  caracterizado  como  um  serviço  complexo  cujas  interações  são  contínuas  e  intensas. Portanto, o objetivo do presente estudo é contribuir com a literatura sobre a gestão  marca e auxiliar os gestores educacionais, através da elaboração e validação de um modelo de  valor da marca para Instituições de Ensino Superior na perspectiva do consumidor. Para tanto,  a  pesquisa  será  composta  por  três  etapas,  a  saber:  exploratória,  descritiva  e  analítica.  A  pesquisa  exploratória  permitirá  esclarecer  os  conceitos  e  definições  da  temática,  definir  o  problema  de  pesquisa,  elaborar  o  modelo  conceitual,  e  criar  o  instrumento  de  coleta  dos  dados. Já na etapa descritiva será realizado o pré­teste do questionário e os ajustes nas escalas,  para em seguida aplicar o instrumento junto a amostra constituída de estudantes da graduação  e pós­graduação  das IES localizados  no Rio Grande do Norte  cuja  categoria  administrativa  seja tanto pública quanto privada, e com Índice Geral de Cursos (IGC – FAIXA) a partir de 3.  A última etapa refere­se às análises de dados que será efetuada por meio da Modelagem por  Equações  Estruturais.  Como  resultado  espera­se  contribuir  com  a  literatura sobre  a  marca  através da validação do modelo proposto, e auxiliar os gestores educacionais na definição de  estratégias de construção da marca, por meio da definição dos determinantes ou dimensões do  valor de marca para IES.

Interno - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS