Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO LUIZ DE MEDEIROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO LUIZ DE MEDEIROS LIMA
DATA: 11/12/2015
HORA: 10:00
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - NEPSA
TÍTULO:

Cadeia de valor na prestação de serviços de saúde: um estudo estratégico em uma unidade de pronto-socorro para o infarto agudo do miocárdio em Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Entrega de cuidados em Saúde. Cadeia de valor. Infarto do miocárdio. Estratégia.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

As doenças cardiovasculares, dentre as quais se encontra o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), são uma das maiores causas de morte no planeta e um problema que envolve enormes gastos com saúde em todo o mundo, exigindo dos gestores medidas para melhorar cada vez mais os resultados entregues aos pacientes ao longo do tempo.  O objetivo do presente trabalho é investigar – em um serviço de pronto atendimento de uma instituição hospitalar de Natal/RN - a entrega de cuidados a pacientes que foram diagnosticados com Infarto Agudo do Miocárdio, aplicando o modelo, desenvolvido por Michael Porter, de Cadeia de Valor. Busca-se, com isso, facilitar o entendimento dos aspectos relevantes para a obtenção de vantagem competitiva à instituição. Quanto aos objetivos específicos, pretendemos mapear a Cadeia de Valor do Infarto Agudo do Miocárdio na insti tuição estudada e relacionar as fases da Cadeia de Valor com os resultados entregues. O presente estudo é do tipo retrospectivo, descritivo e analítico e utilizará para a coleta de dados a análise dos prontuários de 30 pacientes  atendidos com o diagnóstico de IAM no período entre 01 de julho de 2014 e 30 de outubro de 2015. Para o mapeamento da Cadeia de Valor, a determinação do ciclo de atendimento do IAM e dos desfechos clínicos alcançados, questionários semiestruturados e entrevistas serão aplicados aos pacientes, a 14 médicos, 30 profissionais técnico-administrativos, um diretor e um administrador da instituição. Como resultado, o trabalho pretende apresentar uma representação esquemática da cadeia de valor do IAM, além de determinar, através da análise de Regressão Linear, a rela& ccedil;ão entre cada fase da cadeia e os resultados entregues aos pacientes. A posse dessas informações auxiliará os gestores na tomada de decisão que vise à entrega dos maiores benefícios e à criação de valor para os pacientes e para a instituição. No âmbito empresarial, possibilitará ainda a definição das estratégias necessárias para a obtenção de vantagem competitiva e também para a melhoria do sistema de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA SANALI MOURA DE OLIVEIRA PAIVA - NENHUMA
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 30/11/2015 11:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao