Banca de DEFESA: MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS
DATA: 01/09/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Vídeo conferência da Superintendência de Informática (SINFO)
TÍTULO:

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS MOTIVAÇÕES, IMAGEM DE DESTINOS E SATISFAÇÃO NA EXPLICAÇÃO DO ENGAJAMENTO EM BOCA A BOCA ELETRÔNICO POSITIVO ENTRE TURISTAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Boca a Boca Eletrônico Positivo. Imagem. Motivações. Satisfação. Qualidade.


PÁGINAS: 204
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O estudo analisou a influência da Imagem de Destinos, Satisfação e Motivações na intenção de realizar Comunicação Boca a Boca Eletrônica Positiva (eWOM) entre turistas, por meio do Facebook. Além disso, almejou especificamente levantar o perfil sócio-demográfico e a frequência de publicações de eWOM dos respondentes, avaliou a adequação das variáveis manifestas para composição das dimensões Qualidade, Satisfação, Imagem, Motivações e Boca a Boca Eletrônico Positivo. E, por último, analisou o modelo relacional entre Qualidade, Satisfação, Imagem e Motivações na explicação do engajamento em Boca a Boca Eletrônico Positivo. Para tanto, foi realizado um estudo regido pela lógica hipotético-dedutiva, sendo descritivo com relação aos seus objetivos. A abordagem analítica foi quantitativa, do tipo survey. O tipo de amostragem foi não-probabilística, por conveniência, com a escolha do sujeito tendo sido realizada de forma sistemática, utilizando-se o tempo como fator de sistematização, numa tentativa de tornar aleatória a seleção dos respondentes. A amostra do estudo foi composta por 355 turistas. O instrumento utilizado foi o formulário, cujas respostas foram coletadas nos principais pontos de entrada, saída e passeio de turistas na praia da Pipa/RN. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de estatísticas descritivas e multivariadas, notadamente análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, foi possível confirmar que as Motivações, a Satisfação e a Imagem afetam fortemente a intenção de realizar Boca a Boca Eletrônico Positivo. Destaque é dado para as Motivações, uma vez que demonstram maior impacto na explicação da variável dependente, seguido pela Satisfação e pela Imagem. Esta última, no entanto, de forma inversamente proporcional. Dentre as Motivações, aquela que apresenta maior percentual de variância explicada pela dimensão são os Benefícios Sociais buscados pelo turista, tendo o Desejo de Ajudar outros Turistas e o de Extravasar Emoções Positivas apresentado o mesmo percentual. As variáveis manifestas demonstram-se plenamente aceitáveis de serem tomadas como reflexos de seus respectivos fatores. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas, como também apresentadas as principais conclusões, limitações e recomendações deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo ao Programa - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Externo à Instituição - MARLUSA GOSLING - UFMG
Externo ao Programa - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/08/2015 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao