Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIA ASUCA SUMIYA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIA ASUCA SUMIYA
DATA: 10/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

A HORA DA ALFABETIZAÇÃO: ATORES, PROCESSOS E INSTITUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO PAIC-CE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Agenda, Elaboração, Coalização Advocatícia, Neoinstitucionalismo, Política Educacional, Alfabetização


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O estudo se insere na área de análise de políticas públicas e tem como intuito compreender como um problema ganha relevância a ponto de ser considerado merecedor de uma ação governamental e como determinadas propostas de solução ganham evidência em detrimento de outras. Mais especificamente, pretende-se analisar o campo das políticas públicas educacionais e compreender porque e como o Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC entrou na agenda do governo do Estado do Ceará, tornando-se um tema prioritário dessa agenda.

Para tanto, os seguintes objetivos específicos são enumerados: i) Identificar as razões que levaram uma temática específica da área de educação a se tornar uma prioridade de governo; ii) Analisar a atuação dos principais atores - os empreendedores de políticas públicas - para levar o PAIC à agenda governamental; iii) Analisar o papel dos atores e instituições no processo de elaboração do PAIC.


Para alcançar esses objetivos, esta pesquisa tem como base de sustentação teórica os estudos sobre o ciclo das políticas públicas, com ênfase na formação de agenda, e utiliza as ferramentas analíticas do modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon (1995). Complementando a análise, são utilizados também o Modelo de Coalizão Advocatória de Sabatier e Jenkins Smith (1993) e as teorias do neoinstitucionalismo histórico.

Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e tem como estratégia o método de estudo de caso único. A coleta de dados se dará a partir de uma variedade de materiais empíricos e de diferentes fontes de evidências. Para tanto, serão realizados análise da documentação relativa ao Programa, tanto da Secretaria de Educação do Ceará como da Assembleia Legislativa do Ceará, além de se apoiar também em outros documentos institucionais, artigos acadêmicos e notícias veiculadas na mídia local e nacional. A investigação se valerá também dos registros em arquivos dos processos que originaram o PAIC, como audiências públicas e seminários realizados. Visando a triangulação de métodos, foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com os participantes iniciais do Programa, acadêmicos e representantes de instituições parceiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1715152 - SANDRA CRISTINA GOMES
Notícia cadastrada em: 20/07/2015 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao