ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO EM AMBIENTES CRIATIVOS DE GRUPOS MUSICAIS.
Economia Criativa. Estratégia como Prática. Bandas musicais.
Essa pesquisa terá como objetivo central analisar de que forma se evidencia a Estratégia como Prática na concepção, estrutura e dinâmica gerencial em ambientes musicais, categoricamente classificados como criativos, tendo as bandas musicais como sujeitos de pesquisa. Para alcançar esses resultados o referencial abordará em um primeiro momento o paradigma inovador da Economia Criativa, onde nele se inserem a Indústria Criativa e o ambiente criativo, além de temas correlatos como Economia Criativa no Brasil, paradigma organizacional da Economia Criativa e música como negócio. Após inicia-se uma discussão sobre gestão e estratégia e Estratégia como Prática (EcP) e finalmente, apresenta-se uma seção correlacionando teoria, prática e práxis. Trata-se de um estudo qualitativo de casos múltiplos inseridos em uma pesquisa exploratório-descritiva. Para a coleta dos dados serão feitas entrevistas com gestores, produtores, músicos e técnicos das bandas estudadas sob o olhar do método da Grounded Theory. A análise dos dados constará na triangulação entre os métodos da Grounded Theory e observação simples. O trabalho apresenta a proposição de pesquisa que organizações inseridas na Economia Criativa evidenciam de forma simultânea e dinâmica tanto o fazer criativo como arte quanto a Estratégia como Prática como negócio. Porém, acredita-se que a natureza do ambiente criativo a qual tais organizações se encontram faz com que as mesmas evidenciem e favoreçam o talento individual e a diversidade no fazer estratégico organizacional como um todo, possibilitando a ideia de uma estratégia como prática criativa.