Banca de DEFESA: MARCELO VICTOR ALVES BILA QUEIROZ

DISCENTE: MARCELO VICTOR ALVES BILA QUEIROZ
DATA: 27/01/2015
LOCAL: Setor V, Sala D2

AVALIANDO AS ESCOLAS PELAS SUAS COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO DO DEA NÃO DISCRICIONÁRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Educação. Eficiência escolar. DEA não discricionário. Índice socioeconômico.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A educação formal, compreendida pelo processo gradual que ocorre na escola, tem como objetivo a aprendizagem de conhecimentos sistematizados e é de grande interesse da sociedade, pois beneficia seus indivíduos e acarreta em diversos efeitos positivos, como o aumento de produtividade e de bem-estar (JOHNES; JOHNES, 2007). Entender o que influencia o resultado educacional é tão importante quanto o resultado em si, porque permite gerir estas variáveis de forma a obter um melhor desempenho estudantil. Este trabalho faz uso da análise envoltória de dados (DEA) para comparar a eficiência das escolas do Rio Grande do Norte. Neste método não-paramétrico, é construída uma fronteira de eficiência a partir das escolas que melhor usam os insumos definidos para gerar os produtos educacionais. Para tanto, os dados utilizados foram obtidos através da Prova Brasil e Censo Escolar do ano 2011 para as escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. Algumas das variáveis consideradas como insumos e produtos já foram obtidas diretamente destas bases, outras duas foram elaboradas, com uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) – são elas os índices socioeconômico e de infraestrutura escolar. Numa primeira etapa, foram comparados diversos modelos DEA, com alterações de variáveis de insumos. Em seguida, foi escolhido o modelo não discricionário para o qual foi aprofundada a análise de resultados. Os resultados mostraram que apenas sete escolas foram eficientes no 5° e 9° ano simultaneamente; não houve diferenças significativas entre a eficiência das escolas municipais e estaduais; bem como não houve diferenças entre escolas grandes e pequenas. Analisando os municípios, Mossoró se destacou em ambos os anos com maior proporção de escolas eficientes. Por fim, o trabalho sugere que utilizando as projeções proporcionadas pelo método DEA as escolas mais ineficientes conseguiriam alcançar a meta do IDEB em 2011, ou seja, é possível melhorar a educação do estado de forma significativa apenas com mudanças na eficiência comparando com melhores escolas.

Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Externo ao Programa - 1474874 - JANAINA DA SILVA ALVES
Externo à Instituição - BRENO RAMOS SAMPAIO - UFPE
Notícia cadastrada em: 26/01/2015 11:23