Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO LUAN DANTAS CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO LUAN DANTAS CARDOSO
DATA: 12/12/2014
HORA: 10:30
LOCAL: Setor V, Sala D3
TÍTULO:

Gestão Social no Programa Minha Casa Minha Vida: Experiências de Organização Comunitária em Municípios do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Minha Casa Minha Vida; Gestão Social; Organização comunitária.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Atualmente, as políticas públicas no Brasil tem suscitado intensos debates na sociedade. Não obstante, a política habitacional tem sido alvo de tal discussão pois a demanda por moradias se mostrou crescente nos últimos anos. Em resposta ao déficit habitacional, o governo criou o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), que tem como objetivo ampliar a produção habitacional para famílias de baixa renda. A formação de novas comunidades a partir do programa tem resultado em relações distintas entre os beneficiários, que buscam suprir demandas por equipamentos de necessidade coletiva e convívio comunitário. Assim, este trabalho tem por objetivo compreender atributos da Gestão Social em conjuntos habitacionais da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida. Para tanto, a pesquisa utilizará o modelo teórico de Gestão Social proposto por Cançado (2011) que identifica o interesse bem compreendido, a esfera pública e a emancipação como categorias teóricas de análise. No âmbito metodológico, esse trabalho é do tipo descritivo e exploratório, utilizando-se da abordagem qualitativa. Os dados serão coletados através de grupo focal, a ser realizado com beneficiários do PMCMV, e entrevista semiestruturada, a ser realizada com assistente social responsável pelo programa no município. Os dados serão categorizados com auxílio do software NVivo© e terá como técnica de análise a análise de conteúdo. Na interpretação será realizada análise comparativa por meio do uso de mapas de árvore, matriz de codificação e matriz estrutural. Diante disso, a pesquisa contribuirá na exploração do campo de estudos sobre Gestão Social, tomando como base empírica conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2290876 - ANTÔNIO ALVES FILHO
Externo ao Programa - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 10/12/2014 09:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao