Banca de DEFESA: YURI DE LIMA PADILHA

DISCENTE: YURI DE LIMA PADILHA
DATA: 18/11/2014
LOCAL: SETOR V - SALA D2

CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS: estudo multicasos nos territórios da cidadania do Rio Grande do Norte

Capital social; desenvolvimento territorial; políticas públicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este trabalho tem por objetivo sistematizar elementos de desenvolvimento territorial a partir de atributos de capital social presentes nos Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte. Diferentemente de outras investigações no tema, não se pretende medir o estoque de capital social, mas, sim, revelar o fenômeno da organização social e suas implicações, considerando os territórios já são constituídos ao redor de estruturas de fomento ao capital social. A estratégia utilizada foi o estudo de caso, que permite compreensão a partir de investigação que atribui características holísticas e significativas a eventos dentro do contexto da vida real. Para esta pesquisa, foram escolhidos representantes das instituições públicas e sociais envolvidos nos colegiados territoriais, especificamente, aqueles do núcleo diretivo, selecionados a partir do critério de envolvimento mais efetivo na estrutura, no funcionamento e nas reuniões. Os três territórios apresentam realidades similares, são produtos de uma política pública que os constitui a partir de critérios comuns e apresentam interdependência entre as categorias de análise do capital social. A presença ou ausência de qualquer tipo de relação – ligação, ponte ou conexão – influencia no desempenho da política territorial, afetando a organização social e fomentando processos de acesso à informação. Nos casos em pauta, em que pese a similaridade das condições gerais de estrutura e funcionamento, o Sertão do Apodi apresenta qualidades superiores aos demais. A presença do projeto Dom Helder Câmara que articula, em paralelo ao Território da Cidadania, os mesmos atores da política pública com capacidade de mobilização social e de efetividade de ações, é capaz de fomentar processos de desenvolvimento diferenciados no Sertão do Apodi. Este pode ser fator explicativo, tangenciando o construto capital social, para que o território apresente condições de vida e melhores níveis de desenvolvimento que os outros dois aqui abordados.

Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Externo ao Programa - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS