Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA FIGUEIREDO DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA FIGUEIREDO DIAS
DATA: 05/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

Impacto da Adoção da Tecnologia de Informação Verde no Desempenho Organizacional de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

TI Verde; Crença-Ação-Resultado; Gestores de TI; Instituições de Ensino Superior.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

A tecnologia da informação (TI) é uma ferramenta presente e indispensável nas rotinas e processos das organizações modernas. No entanto, apesar dos diversos benefícios gerados pela TI, a utilização desenfreada desses recursos pode gerar impactos ambientais e prejuízos irreversíveis ao planeta. Tomando consciência de tal fato, a sociedade, junto com o governo e organizações não-governamentais passam a exercer pressão para a adoção de uma postura sustentável por parte das empresas. A fim de responder tais pressões institucionais, os gestores de TI podem optar por adotar práticas de TI Verde, que significa utilizar as tecnologias de informação em alinhamento com a sustentabilidade do meio ambiente. Face ao exposto, o objetivo da pesquisa consiste em analisar como as crenças e as atitudes dos gestores de TI influenciam na adoção da TI Verde e no desempenho ambiental das organizações. Para tanto, será utilizada como arcabouço teórico o modelo de Crença-Ação-Resultado (Belief-Action-Outcome) proposto por Melville (2010) e, seguindo a abordagem de Gholami et al. (2013), expandi-lo para incluir a Teoria Institucional e o modelo de Considerações de Consequências Futuras (CFC -Consideration of Future Consequences), de Strathman et al. (1994). Para adequação ao âmbito nacional, também serão realizadas adaptações com os resultados da pesquisa realizada por Lunardi, Simões e Frio (2014). Este estudo tem como população os gestores de TI e, como amostra, os gestores de TI que trabalham em Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte. Em termos metodológicos, a presente pesquisa será do tipo descritiva com uma abordagem de análise qualitativa dos dados. Para coleta de dados, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de TI. A etapa de análise será realizada com auxílio do software de análise qualitativa de dados NVivo© e utilizará como técnica a análise de conteúdo categorial ou temática. Diante dos resultados a serem alcançados, a pesquisa contribuirá para o enriquecimento do conhecimento sobre a gestão da TI Verde que ainda se encontra escasso em relação ao tema. Em termos de relevância prática, os achados da investigação ajudarão os gestores no reconhecimento das práticas de TI Verde adotadas dentro das IES, bem como seus respectivos impactos. Com base nesse conhecimento, os gestores poderão elaborar estratégias de aperfeiçoamento e implementação de práticas sustentáveis relacionadas à tecnologia de informação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - BRENO TORRES SANTIAGO NUNES - USP
Externo ao Programa - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Notícia cadastrada em: 14/11/2014 11:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao