Banca de DEFESA: BRUNO RABELO DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO RABELO DE MEDEIROS
DATA: 19/09/2014
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:
CLIMA ORGANIZACIONAL E CAPACIDADES DINÂMICAS: COMPREENDENDO AS SUAS RELAÇÕES EM UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS NORDESTINA.

PALAVRAS-CHAVES:
Clima Organizacional; Capacidades Dinâmicas; Combustíveis; Commodities.

PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo analisar, a partir de um estudo de caso, se há relação entre o clima organizacional e as capacidades dinâmicas presentes em uma distribuidora. A empresa escolhida para a elaboração deste trabalho pertence ao segmento de combustíveis nacional que, por lidar com commodities, atua constantemente no sentido de buscar diferencial competitivo junto ao mercado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa (survey) sobre clima organizacional inspirada em Bispo (2006) e foi elaborado um modelo de questionário inédito, baseado em Teece (2007) para a análise de capacidades dinâmicas. Através da opinião dos funcionários pesquisados, foi possível identificar as principais características presentes no ambiente de trabalho da empresa, fatores internos e externos de influência, bem como o grau de intensidade com que os processos geradores de capacidades dinâmicas são realizados. A correlação entre os construtos se deu a partir de uma modelagem de equações estruturais e permitiu concluir que, sim, há uma relação significativa entre ambos, pois, apesar do clima organizacional não ser gerador de capacidades dinâmicas, possui elementos que contribuem para a sua formação.

 

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Presidente - 349130 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
Notícia cadastrada em: 21/08/2014 08:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao