Banca de DEFESA: GERALDO BEZERRA CAMPOS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERALDO BEZERRA CAMPOS JUNIOR
DATA: 09/06/2014
HORA: 09:30
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

RECURSOS INTANGÍVEIS DE UM DESTINO TURÍSTICO: UM ESTUDO DE DESEMPENHO DA CIDADE DE NATAL TENDO COMO BASE A TEORIA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

ativos intangíveis, capacidades dinâmicas, desempenho de destinos turísticos.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O objetivo desta tese foi analisar os recursos intangíveis de um destino turístico. Foi feito um estudo de desempenho da cidade de Natal tendo como base a teoria das capacidades dinâmicas. Inicialmente, foi desenvolvido um instrumento de pesquisa para oportunizar a construção de um modelo de medida com vistas à captação de variáveis latentes para os recursos intangíveis existentes no setor do turismo em Natal-RN. Em seguida, foi realizada uma análise dos recursos intangíveis que são evidenciados pelos turistas acerca da cidade. Finalmente, foi feita a investigação de um modelo de estrutura que estabeleceu as relações entre as variáveis latentes dos recursos intangíveis e a percepção de desempenho do turismo na cidade de Natal. Procedeu-se uma revisão de literatura para construção de um modelo inicial acerca dos ativos intangíveis dentro da teoria das capacidades e foram relacionados dez recursos, quais sejam: recursos humanos prestadores de serviços; recursos humanos como gestores; cultura local; conservação do meio ambiente; know-how empresarial; inovação empresarial; tecnologia; marca; preço; e promoção. Estes dez recursos, em conjunto, seriam responsáveis pelo desempenho do destino turístico. Após ser realizada uma análise de equações estruturais, apenas quatro recursos manifestaram relações com o desempenho: marca; cultura; conservação do meio ambiente; e preço. Após a análise dos dados, verificou-se que a variável desempenho positivo da cidade na ótica do turista se manifestou fortemente e foi influenciada de forma extremamente forte pela cultura local, marca e conservação do meio ambiente em conjunto. O preço foi influenciado pelo desempenho positivo mostrando que o turista sente que o preço pago foi satisfatório diante dos atributos do destino Provavelmente, isso seja um ponto positivo muito forte para o destino turístico de Natal, pois, em termos de recursos intangíveis e de juntos formarem capacidades, eles são inimitáveis, raros e são capazes de se ajustarem às mudanças organizacionais e ambientais, para reconfigurar os ativos e as estruturas de um destino, corroborando, assim, com a teoria das capacidades dinâmicas. Esses recursos da cidade de Natal, como destino turístico, são únicos e provavelmente têm um peso muito maior para o desempenho da cidade do que problemas existentes na localidade. Logo, esses recursos devem ser estimulados a continuar crescendo e se modificando de acordo com as exigências atuais e futuras de consumo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Externo à Instituição - BENNY KRAMER COSTA - USP
Externo ao Programa - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 349130 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
Notícia cadastrada em: 29/05/2014 15:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao